Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Janeiro 5ª semana Embrapa e Natura fazem parceria em projetos de erva-mate e castanha do brasil
Embrapa e Natura fazem parceria em projetos de erva-mate e castanha do brasil (30/01/2008)
Document Actions
Foto Embrapa
Embrapa e Natura fazem parceria em projetos de erva-mate e castanha do  brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa assinou em dezembro passado, mais uma parceria bem sucedida entre os setores público e privado: um contrato de cooperação geral entre com a empresa Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda.

Esse contrato, que conta também com a parceria da Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE, visa promover o avanço da fronteira do conhecimento e o desenvolvimento científico contínuo do país por meio da utilização de técnicas e processos inovadores no campo da genética voltada para a conservação,
caracterização, valoração e uso de duas espécies de extrema importância para o agronegócio brasileiro: a erva-mate e a castanha do brasil.

A cooperação técnica entre a Embrapa e a Natura será coordenada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade da Embrapa localizada em Brasília, DF, e vai contar com a parceria de outras três unidades da Empresa - Florestas (Colombo, PR), Acre e Roraima. O objetivo é fornecer informações biológicas capazes de subsidiar programas de manejo sustentável e avaliar o efeito da exploração na sustentabilidade da atividade extrativista, contribuindo de forma significativa para a conservação e uso da biodiversidade brasileira.

Essa parceria está alinhada com a Política de Inovação Tecnológica adotada pela Embrapa, garantindo que os resultados obtidos possam ser imediatamente apropriados, trazendo benefícios econômicos e sociais para a sociedade brasileira.

A cooperação está sendo desenvolvida com base em dois projetos de pesquisa, um com a castanha do Brasil e outro com erva mate, da seguinte maneira:

Castanha do Brasil 

Esse projeto visa obter informações a respeito da dinâmica e estrutura genética de Castanha do Brasil, uma espécie de grande importância para o agronegócio brasileiro, permitindo ampliar os conhecimentos básicos sobre ela. O objetivo principal do projeto é fornecer informações biológicas capazes de subsidiar programas de manejo sustentável com essa espécie e avaliar o efeito da exploração na sustentabilidade da atividade extrativista, contribuindo de forma significativa para a conservação e uso da biodiversidade brasileira.

As pesquisas conduzidas nesse projeto em parceria com a Natura contribuirão para o fortalecimento da base científica em recursos genéticos, promovendo a inovação tecnológica e propiciando o uso sustentável de recursos genéticos da Amazônia. Elas prevêem estudos de caracterização genética da castanha do Brasil, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias de análise genômica de alto desempenho e resolução para estudos de estrutura e dinâmica genética das suas populações nativas.

Os resultados promoverão o avanço da fronteira do conhecimento e o desenvolvimento científico contínuo do país por meio da utilização de técnicas e processos inovadores no campo da genética voltada para a conservação, caracterização, valoração e uso de recursos genéticos.

Erva-mate

O outro projeto visa à conservação e uso sustentável da erva-mate (Ilex paraguariensis), a partir do desenvolvimento de pesquisas sobre a dinâmica e estrutura genética dessa espécie de grande importância para o agronegócio brasileiro. O objetivo é fornecer informações biológicas capazes de subsidiar programas de manejo sustentável e avaliar o efeito da exploração na sustentabilidade da atividade extrativista, contribuindo de forma significativa para a conservação e uso da biodiversidade brasileira.

Os resultados contribuirão para o fortalecimento da base científica em recursos genéticos, promovendo a inovação tecnológica e o uso sustentável de recursos genéticos, o que será feito a partir da caracterização genética da espécie, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias de análise genômica de alto desempenho e resolução para estudos de estrutura e dinâmica genética de populações nativas.

 

Fernanda Diniz(MTb 4685/89/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672
fernanda@cenargen.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…