Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícias 2008 Julho 5ª semana Água de xisto é comercializada
Água de xisto é comercializada (29/07/2008)
Ações do documento
Clenio Pillon
Água de xisto é comercializada

O mais novo produto do projeto Xisto Agrícola: a água de xisto, que foi caracterizada, padronizada e avaliada quanto a sua eficiência agronômica pela Embrapa Clima Temperado, já está sendo comercializada pela Petrobras a empresas de produção de fertilizantes foliares do estado do Paraná. A água de xisto é utilizada para a produção de fertilizantes foliares, já obteve licença ambiental para uso agrícola, fornecida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e teve seu uso agrícola autorizado pela Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Estamos satisfeitos com esse avanço, porém pretendemos desenvolver novas formulações de fertilizantes foliares com essa matéria-prima. A Embrapa terá direito a royalties sobre a comercialização, conforme previsto em contrato”, explicou o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

As definições das estratégias de negócio e foco das ações de PD&I do projeto foram discutidas na reunião do Comitê Gestor do Projeto Xisto Agrícola, que aconteceu no dia 10 de julho, em Londrina, na sede do IAPAR. Os participantes puderam realizar um acompanhamento das ações de pesquisa, verificar o cumprimento das metas e discutir as estratégias para o ciclo 2008/09.

A Embrapa Clima Temperado foi representada no evento pelo Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e pelo novo coordenador do projeto e pesquisador da Unidade, Carlos Augusto Posser Silveira. A próxima reunião acontece no dia 30 de outubro e deve ser realizada em Curitiba.

Xisto – O projeto está localizado na região de São Mateus do Sul (PR) e é destinado a estudar a viabilidade do uso dos subprodutos do xisto como matéria-prima para a formulação de novos insumos agrícolas, como fertilizantes, fitoprotetores e substratos.

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi (Mtb-SC 00825/9)
Embrapa Clima Temperado
Contatos: (53) 3275-8113