Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2010 Julho 3ª Semana Doenças da alface é tema de nova publicação da Embrapa Hortaliças
Doenças da alface é tema de nova publicação da Embrapa Hortaliças (23/07/2010)
Document Actions

Livro descreve e apresenta fotos dos sintomas das principais doenças da cultura e ainda traz informações sobre medidas de controle. Distúrbios causados pelo ambiente e cuidados pós-colheita também são abordados na publicação.

A alface é a hortaliça folhosa mais consumida do Brasil. Estima-se que ela seja cultivada em 30 mil hectares, na maioria dos casos, em pequenas propriedades em áreas periurbanas ou nos cinturões verdes dos grandes centros. Agora, produtores e técnicos da extensão rural que trabalham com essa cultura têm uma nova fonte de informação e consulta para melhorar a qualidade da produção.

Trata-se do livro “Doenças da Alface”, editado pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Escrita pelos pesquisadores Carlos Alberto Lopes, Alice Maria Quezado-Duval e Ailton Reis, a publicação apresenta as doenças mais importantes da alface no Brasil, com as respectivas recomendações de controle. De acordo com Ailton Reis, o livro é o primeiro manual técnico sobre doenças de alface editado no Brasil.

A proposta, segundo o pesquisador, é reforçar a identificação das doenças da alface, por meio de imagens, além de abordar ações de manejo, que são os pontos principais para o controle efetivo das mesmas. “O livro é um guia bem prático, para ser usado no campo para ajudar na identificação rápida das doenças, por meio das fotos.”

O pesquisador Carlo Alberto Lopes, destaca o caráter didático da publicação: “primeiramente são apresentadas as doenças de raiz e de caule seguidas de doenças da parte aérea da alface”. Dentro dessa divisão, são apresentadas doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides.

De acordo com os autores, as informações do livro podem ser aplicadas na produção de alface em sistema convencional, em hidroponia e, com alguma adaptação, em cultivo orgânico. “Fora a parte de controle químico, que não entra na agricultura orgânica, todas as outras medidas de manejo se prestam para o cultivo orgânico”, esclarece Ailton Reis.

Além das doenças, o livro contém ainda mais dois capítulos. Um sobre distúrbios fisiológicos, que são causados por fatores externos, como falta de luminosidade e de água; desequilíbrio nutricional ou exposição da planta a temperaturas extremas e outro sobre cuidados pós-colheita.

O livro “Doenças da Alface” custa R$ 15 e pode ser adquirido na Livraria da Embrapa (www.embrapa.br/liv) ou por meio do Setor de Vendas da Embrapa Hortaliças, no telefone (61) 3385-9115 ou e-mail vendas@cnph.embrapa.br.

Marcos Esteves MTb – 4505/14/45v/DF
Embrapa Hortaliças (Brasília/DF)
Contato: (061) 3385-9109
mesteves@cnph.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…