Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2011 Julho 2ª semana VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas em Vacaria
VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas em Vacaria (13/07/2011)
Document Actions
Começa na quinta-feira(14),em Vacaria, RS, o Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, um dos principais eventos nacionais de atualização técnica sobre o cultivo das chamadas pequenas frutas, frutas vermelhas ou berries, como são conhecidas em inglês.

Em sua sexta edição, o Seminário terá três eixos temáticos: 01) Tecnologias para produção de amora-preta, physalis e framboesa; 02) Tecnologias para produção de morango; 03) Pós-colheita e mercado.

Um dos integrantes da comissão organizadora do evento, o chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar, engenheiro agrônomo Eduardo Pagot, destaca que o Seminário, além de sua condição enquanto fórum tecnológico, divulga a produção de pequenas frutas e dá visibilidade político-institucional ao segmento.

A propósito, a cadeia produtiva, de acordo com ele, vive situações distintas, dependendo da cultura. Em relação ao morango, há crescimento de consumo e de produção, o que ocorre também com a framboesa e a amora. Isso já não se dá com o mirtilo, que passa por um momento de estabilidade entre oferta e demanda, posto que “o mercado ainda conhece pouco a fruta”, comenta Pagot.

De acordo com o agrônomo, um problema que afeta a cadeia como um todo é logístico: faltam estruturas de armazenagem, classificação e distribuição para atender de forma consistente o mercado. “Há, sim, empresas preparadas para tanto, mas elas não absorvem toda a produção”, assinala Pagot. Como decorrência de tal ‘gargalo’, acaba havendo uma defasagem entre aquilo que os produtores recebem e o preço final ao consumidor: ou seja, com uma maior organização da cadeia, a tendência é de que os produtores consigam agregar maior valor a seus produtos.

Outro aspecto carente da cadeia produtiva, observa o chefe da Emater-RS/Ascar de Vacaria, diz respeito à indisponibilidade de produtos químicos registrados para o controle de pragas e doenças do mirtilo, amora e framboesa.
O VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas acontece no Centro de Eventos Bortolon (Rua Ramiro Barcelos, 471 - Centro), em Vacaria, em uma promoção conjunta de Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater-RS/Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Vacaria, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com diversas instituições apoiadoras. O valor da inscrição para o Seminário, a ser efetuada no primeiro dia do evento, é R$ 30,00 para estudantes e R$ 60,00 para profissionais, produtores e outros interessados. Mais informações sobre o evento em http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/peqfrutas2011/.

Conhecidas em todo o mundo por seus benefícios para a saúde, devido à presença de antioxidantes e outros compostos de interesse nutricional, as pequenas frutas têm crescido em importância no Brasil, sendo a região de Vacaria um dos principais pólos produtores e exportadores. Além de serem alternativas para a fruticultura de diversas regiões, são culturas de grande importância social, pelo retorno econômico que proporcionam, especialmente na agricultura familiar e em pequenas propriedades.

Giovani Capra(MTb 9925/RS)
Embrapa Uva e Vinho
Contatos:54 3455 8120



Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…