Portal Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2011 setembro 5ª semana Dia de campo sobre batata-doce em Sergipe
Dia de campo sobre batata-doce em Sergipe (30/09/2011)
Document Actions
Eduardo de Oliveira
Dia de campo sobre batata-doce em Sergipe

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou dia de campo em Itabaiana, município do Agreste Central Sergipano, a 70 quilômetros de Aracaju, na quinta-feira (29), para validar genótipos de batata-doce junto aos produtores da região.

O dia de campo aconteceu no povoado Flexas e teve a participação de cerca de 50 agricultores familiares que cultivam em pequenas propriedades na região. A pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Maria Urbana Nunes, foi a responsável técnica pelo encontro com os produtores.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Itabaiana, e teve a participação de agentes de assistência técnica e extensão rural do município e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Dez variedades, ao todo, foram plantadas na área de cultivo da propriedade. Foram colhidas amostras de cada genótipo para avaliação sensorial no dia de campo. São elas P-2, 1200, 1202, 1205, 1219, 1225, 1231, 1232, LBC e Italiana.

Os técnicos de transferência de tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Eduardo de Oliveira e Roque de Jesus, com apoio de assistentes do Estado e Município, organizaram a análise sensorial das batatas para avaliação dos aspectos visuais e do sabor de cada uma. Cor, textura, quantidade de massa e teor de açúcar foram alguns dos fatores avaliados na degustação.

Os agentes técnicos coletaram as opiniões dos agricultores e vão tabular os dados para verificar as variedades que obtiveram melhor avaliação.

Para o produtor Leandro Carvalho, que mora no povoado e cultiva batata-doce há dois anos como alternativa de alimentação e renda, o dia de campo foi bastante proveitoso. Ele ainda não conhecia as variedades apresentadas, e já demonstrou suas preferências. “A LBC foi a que mais me agradou. É mais saborosa e tem mais teor de açúcar, além de ser mais enxuta”.

O agricultor Derival, que mora no povoado Agrovila e tem plantio no perímetro irrigado Jacareci, gostou mais das variedades P-2, 1200, 1219 e 1231. “Na degustação, senti que elas são mais macias e mais doces”, afirmou.

 Saulo Coelho  (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE)
Contatos: saulocoelho@cpatc.embrapa.br
(79) 4009-1381

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Enquete
Em que outro idioma você deseja obter as informações do Portal Embrapa?




Mais enquetes…