Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2013 Dezembro 2ª semana Projeto Barraginhas recebe prêmio
Projeto Barraginhas recebe prêmio (13/12/2013)
Document Actions
Foto: Isabela Barros
Projeto Barraginhas recebe prêmio

O projeto “Barraginhas para Captação de Água Superficial de Chuvas” coordenado pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), foi agraciado pela segunda vez com o Prêmio Ouro Azul, criado pelo jornal Estado de Minas. A premiação aconteceu no último dia 10 em solenidade do Espaço Cultural na Sede dos Diários Associados em Belo Horizonte-MG. 

O prêmio, em sua 12ª edição, foi criado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água. Neste ano, foram contemplados todos os primeiros lugares nas categorias empresa privada, empresa pública, comunidades (ONGs e associações), pessoa física, estudante de nível superior e pós-graduado. Uma comissão julgadora selecionou os 12 melhores projetos seguindo os critérios longevidade, visibilidade, importância para os recursos hídricos, engajamento e motivação.

O projeto Barraginhas foi contemplado pela primeira vez em 2005. Segundo Luciano Cordoval, o reconhecimento mostra que a equipe está no caminho certo. Todos os trabalhos premiados serão conhecidos no próximo dia 21 de dezembro, quando o jornal Estado de Minas publica caderno especial com informações de todos os projetos e com a cobertura da solenidade.

Conheça as barraginhas
O sistema de barraginhas consiste na construção de miniaçudes em áreas de pastagens, lavouras e beiras de estradas. Esses açudes de captação de água de chuva ficam distribuídos na propriedade de modo que as águas das enxurradas são armazenadas, evitando erosões e amenizando enchentes. O sistema ajuda aproveitar, de forma eficiente, a água das chuvas irregulares e intensas. Ao barrar as enxurradas, as barraginhas darão tempo para que a água se infiltre no solo recarregando o lençol freático. A recarga do lençol freático abastece os mananciais, permitindo a revitalização de córregos; eleva o nível de cisternas e umedece o solo, podendo proporcionar o aparecimento de minadouros.

Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br .
 
Guilherme Viana – jornalista (MTb / MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1905

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…