Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Artigos técnicos 2000 Instrumentação agropecuária no agronegócio brasileiro do século XXI - Parte 1
Instrumentação agropecuária no agronegócio brasileiro do século XXI - Parte 1 (07/12/2004)
Document Actions
Paulo E. Cruvinel (*)
 
O conceito em agronegócio procura guardar a mesma categorização para o conceito de agribusiness, o qual soma as operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, as operações de produção nas unidades agrícolas, o armazenamento, processamento e a distribuição dos produtos agrícolas, e os itens produzidos a partir deles.

O ano 2000, século XXI, se aproximando e o futuro que parecia muito distante, já está se tornando presente, trazendo consigo os desafios da modernidade e da globalização. O agronegócio não foge a esse contexto, e o Brasil, da era da enxada e da tração animal, depara-se agora com a instrumentação, a automação, a robótica, a informática e a mecanização agrícola.

Apesar de inserido nesse cenário da transformação mundial, o País necessita de incentivos constantes para não perdê-lo de vista. Organizar e otimizar recursos humanos, financeiros e materiais, num verdadeiro esforço de parceria multiinstititucional, reunindo equipes de pesquisa e desenvolvimento interdisciplinares, passou a ser o grande desafio dos dias de hoje. A Embrapa, c?nscia dessa realidade, traz como missão a busca de soluções para o agronegócio nacional, em que um de seus programas de P&D está centrado nas questões da automação agropecuária.

Outro aspecto que sinaliza a transformação dos paradigmas atuais é encontrado no próprio Plano Plurianual do Governo Federal (PPA 2000-2003), em que foi estabelecido que os programas voltados à área agrícola devem buscar o aumento da produção agropecuária do País, com o consequente reflexo na geração de emprego e renda; garantir o equilíbrio entre a oferta e a demanda internas de alimentos, além de aumentar as exportações do setor. Em termos orçamentários, o PPA 2000-2003 estabeleceu para a agricultura R$ 1.887,5 milhões, os quais estão distribuídos entre os programas que compõem o segmento.

Dentro dessa visão de modernidade, e associadas às parcerias com a iniciativa privada, encontram-se no Programa Agricultura de Precisão metas que contemplam o desenvolvimento tecnológico para automação de processos na produção agropecuária; o desenvolvimento de metodologias avançadas para o agronegócio e o desenvolvimento de sistemas de rastreamento e tomada de decisão, e também o desenvolvimento de modelos, sistemas, sensores, métodos, equipamentos, softwares, máquinas e implementos que levem a bons índices de produtividade e sustentabilidade – sem comprometer as próximas gerações -, o que, mais do que um desafio, constitui o cenário da nova realidade.

A agricultura de precisão é uma forma inovadora de produção agrícola que representa a combinação única de velhos conceitos e novos instrumentos. É um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades espacial e temporal influenciam nos rendimentos dos cultivos e na sustentabilidade. Para tal fim, ela faz uso intensivo do GPS (Sistema de Posicionamento Global), do GIS (Sistema de Informações Geográficas), de instrumentos e sensores para medidas ou detecção de parâmetros, ou de alvos de interesse no agroecossistema (solo, planta, insetos, doenças etc.), de métodos quantitativos e da mecatrônica.

O uso desses conceitos e instrumentos permite: i) diagnosticar as causas das variabilidades, quer sejam naturais ou induzidas pelo homem, e analisar seus efeitos na produtividade; ii ) aplicar localizadamente os insumos, em quantidades variáveis e em tempos específicos, e iii ) controlar para que os níveis de produtividade preestabelecidos sejam obtidos.




(*)Paulo E. Cruvinel - Embrapa Instrumentação Agropecuária. E-mail: cruvinel@cnpdia.embrapa.br
 

Tema: Tecnologia
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…