Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2000 Abril Novos lançamentos estarão na Agrishow 2000
Novos lançamentos estarão na Agrishow 2000 (25/11/2004)
Document Actions
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, estará apresentando durante a Feira Internacional de Tecnologia em Ação - Agrishow os seus mais recentes lançamentos. O evento acontece de 1 a 6 de maio no Núcleo de Tecnologia da Alta Mogiana, em Ribeirão Preto- SP.
No estande e no plot da Embrapa, os visitantes da Agrishow terão a oportunidade de conhecer, entre várias outras tecnologias, um novo híbrido de girassol, com maior teor de óleo, o BRS 191, uma semeadora auto propelida para pequena propriedade que diminui o esforço físico do produtor, a Sembra 2000, forrageiras como a Cultivar Campo Grande, que possui elevada produção de sementes com fácil colheita e grande capacidade de rebrota, um abrigo econômico para bezerros que evita a mortalidade e facilita o desmame precoce, além de um conjunto de práticas de ordenha e controle da mastite que possibilitam ganhos de renda com redução de perdas devido à incidência da doença.

Híbrido de girassol
A Embrapa Soja está lançando o BRS 191, primeiro híbrido simples de girassol, que visa atender à crescente demanda por um material precoce com alto teor de óleo e ampla adaptação às condições do país. O material possui rendimento médio de 1800Kg/ha e aproximadamente 46% de teor de óleo.
(Embrapa Soja (43) 371 6000, jornalista Lebna Landgraf)

Nova cultivar de cenoura
A Embrapa Hortaliças está lançando a cultivar de cenoura Alvorada, que tem 35% a mais de pró-vitamina A (ajuda a combater a cegueira noturna) em relação a qualquer outro material de inverno e verão utilizado na América Latina. A cultivar tem ainda melhor qualidade interna, padrão mais uniforme na cor e menor incidência de "ombro verde".
(Embrapa Hortaliças (61) 385 9000, jornalista Michele Costa)

Sadgna
Um novo sistema permite a automação do método para análise do volume de gotas de chuva natural ou artificial. É o Sadgna, que favorece o controle dos processo de chuvas artificiais com a escolha adequada dos bicos de aspersão dos sistemas de irrigação, de forma a otimizar o impacto das gotas na superfície do solo, sem provocar erosão ou quebra dos agregados.
(Embrapa Instrumentação Agropecuária (16) 274 2477, jornalista Joanir Silva)

Zoagro-Soja (Sistema Informatizado Agroclimático da Cultura da Soja).
O software é uma ferramenta que auxilia o agricultor na tomada de decisões, pois pode incrementar os rendimentos e reduzir os custos de produção. O software disponibiliza um banco de dados sobre zoneamento agroclimático da soja e contém séries históricas de rendimento, área plantada e produção por município, além da listagem das cultivares do produto lançadas pela Embrapa, indicadas para as diferentes regiões, com suas principais características.
(Embrapa Soja (43) 371 6000, jornalista Lebna Landgraf)

Cultivar Campo Grande
A leguminosa estilosantes multilinha cultivar Campo Grande foi desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e permite uma produção de 200kg/ha de sementes puras com casca. A cultivar tem altos teores de proteína bruta e digestibilidade. Em experimento com Brachiaria decumbens, os ganhos por animal/dia e por hectare/ano foram de 542 g e 401 kg, respectivamente
(Embrapa Gado de Corte (67)768 2000, jornalistas Eliana Cesar e Thea Tavares)

Derriçadeira de Café
Uma derriçadeira de café será também apresentada na Feira. A máquina, portátil, permite a colheita do café pelo processo de vibração para a derrubada dos frutos, em velocidade cinco vezes superior à colheita manual, e reduz o custo de produção em pelo menos 10%. Um protótipo do equipamento foi apresentado pela Embrapa em 1998. De lá para cá, o equipamento foi totalmente aperfeiçoado. A derriçadeira será comercializada pela LEG Tecnologias, por meio de contrato de exploração de patentes.
(Embrapa Instrumentação Agropecuária (16) 274 2477, jornalista Joanir Silva)

Analisador Granulométrico Automatizado
Equipamento inédito que fornece, em apenas 20 minutos, informações sobre teores de argila, silte e areia do solo. O equipamento utiliza o princípio da atenuação da radiação gama e permite a análise de até dez amostras de cada vez.
(Embrapa Instrumentação Agropecuária (16) 274 2477, jornalista Joanir Silva)

Minitanque resfriador de leite para o produtor familiar
Entre as mais recentes tecnologias de apoio ao produtor familiar de leite, destaca-se o minitanque para resfriamento e armazenamento de leite na propriedade, lançado recentemente pela Embrapa Pecuária Sudeste O minitanque estará sendo exibido no estande do MAA/Embrapa (São Carlos/SP). O equipamento é inédito no mercado, pelo seu pequeno tamanho, com capacidade para apenas 150 litros. Até agora, só existiam modelos com porte para um mínimo de 400 litros. Como o resfriador na propriedade permite a coleta de leite de dois em dois dias, o minitanque pode ser adotado por aqueles pecuaristas que produzem cerca de 70 litros/dia de leite. O preço do equipamento para o produtor é de R$ 1.900. O produto foi desenvolvido em parceria com a empresa Frigomor Indústria e Comércio, de Araraquara (SP), que está comercializando o equipamento.
(Embrapa Pecuária Sudeste (16) 261 5611, jornalista Jorge Reti)


Casinha Tropical abriga bezerros com mais eficiência
Exposta no campo experimental da Embrapa, a "Casinha Tropical" é um abrigo para bezerros, aperfeiçoado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) e adaptado para as condições tropicais, permitindo um alojamento mais eficiente de bezerros em fase de aleitamento. O equipamento não possui paredes laterais, reduzindo assim a incidência de doenças, comuns em ambientes úmidos e mal ventilados. A mobilidade da casinha faz com que a luz solar elimine focos de doenças, evitando a reinfestação do local onde os animais são criados.
(Embrapa Pecuária Sudeste (16) 261 5611, jornalista Jorge Reti)

Cocho móvel tipo "trenó" para volumosos
O cocho móvel tipo "trenó", aperfeiçoado pela Embrapa Pecuária Sudeste
(São Carlos/SP), reduz significativamente os problemas verificados nos cochos comuns. É mais resistente e durável, não se verificando a rápida deterioração causada por esterco e urina dos animais. Por estar sempre em diferentes locais, evita a formação da lama que se acumula em volta dos cochos comuns.
(Embrapa Pecuária Sudeste (16) 261 5611, jornalista Jorge Reti)

Sembra 2000
A Embrapa Trigo está lançando este ano a Sembra 2000, semeadora autopropelida para plantio direto destinada à pequena propriedade rural. Por possuir duas linhas de plantio e tração mecânica, a Sembra diminui o esforço físico do produtor. Para a semeadura de um hectare de milho com a Sembra, são necessárias cinco horas/homem, o que representa metade do caminhamento e tempo necessário em relação às semeadoras de tração animal.
(Embrapa Trigo (54) 3113444, jornalista Magali Savoldi)

Panicum maximum BRA 007102(ORSTON T21)
Dentre as cultivares de Panicum maximum, esta cultivar que será lançada em 2001 é a que apresenta melhor cobertura de solo, alta tolerância ao alumínio e ao decréscimo de fósforo no solo. Possui alta resistência à cigarrinha das pastagens.
(Embrapa Gado de Corte (67) 768 2000, jornalistas Eliana Cesar e Thea Tavares)

Brachiaria brizantha cultivar Marandu
Lançada em 1983, é o capim mais plantado atualmente no Brasil Central e no norte do país. Foi lançada como forrageira de alta resistência às cigarrinhas das pastagens, característica que tem se mantido no Mato Grosso do Sul e Sudeste dos cerrados.
(Embrapa Gado de Corte (67) 768 2000, jornalistas Eliana Cesar e Thea Tavares)

Panicum Maximum cultivar Tanzânia
Esta forrageira tem sido amplamente utilizada para formação de novas áreas de pastagens. É recomendada para solos de alta fertilidade e , no Mato Grosso do Sul, é o terceiro capim mais plantado em áreas anteriormente cultivadas com culturas anuais.
(Embrapa Gado de Corte (67) 768 2000, jornalistas Eliana Cesar e Thea Tavares)

Panicum maximum cultivar Mombaça
A exemplo dos panicuns em geral, é um capim de elevada exigência em fertilidade do solo, mas que possui produção de matéria seca foliar e grandes percentuais de folhas e de proteínas.
(Embrapa Gado de Corte (67) 768 2000, jornalistas Eliana Cesar e Thea Tavares)

CPAC 7 e CPAC 15- estirpes de rizóbio para a soja
Essas duas estirpes de rizóbio permitem a fixação biológica do nitrogênio, reduzindo desse modo o uso de adubos nitrogenados. Só na cultura da soja, a inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio proporciona ao país uma economia anual de R$1.15 bilhões.
(Embrapa Cerrados (61) 3881171, jornalista Graça Monteiro)

Programa de Integração Agricultura Pecuária-PIAP
Criado para enfrentar o problema da degradação de pastagens e a falta de qualidade genética do rebanho bovino do Cerrado. O Programa propõe a utilização do consórcio de culturas anuais aliado ao cultivo de leguminosas e o uso de nutrição mineral e manejo sanitário adequados. Com esta tecnologia o produtor consegue reduzir o custo de reforma das pastagens, pois os grãos colhidos pagam parcialmente os gastos com a reforma.
(Embrapa Cerrados (61) 3881171, jornalista Graça Monteiro)

Controle biológico da lagarta do cartucho.
A Embrapa Milho e Sorgo estará, ao longo do evento, fazendo uma demonstração prática do controle biológico da lagarta do cartucho do milho. Quem visitar a exposição terá a oportunidade de ver uma parcela totalmente atacada, outra na qual é feito o controle da lagarta pela ação biológica da vespinha Trichogramma e uma terceira sob o controle da lagarta pela aplicação do inseticida natural Baculovirus.
(Embrapa Milho e Sorgo - (31) 779 1000, jornalistas Heitor Vasconcelos e Clênio Araújo)

Banco de Dados Ambiental
A Embrapa Solos possui um Banco de Dados com informações ambientais que permitiram a geração de mapas como: Zoneamento Agropedoclimático do Brasil por culturas; Interações ambientais e Desenvolvimento sustentável de Microbacias nos Municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, Recuperação de áreas degradadas por mineração a céu aberto no município de Itaboraí-RJ.
(Embrapa Solos (21) 274 4999, jornalista Carlos Dias)

Abrigo econômico para bezerros
Instalação individual para criação de bezerros de rebanhos leiteiros, adaptada às condições de clima tropical. Proporciona saúde, desenvolvimento e economia com redução da mortalidade dos bezerros e facilita o desmame precoce. O abrigo econômico pode ser feito com bambu e sobras de madeira, resultando numa instalação de baixo custo, menos de R$26,00/unidade.
(Embrapa Gado de Leite (32) 249 4700, jornalista Rubens Neiva)

Sistema de Pastejo Rotativo
Pastejo rotativo é o sistema apropriado para assegurar a uniformidade de utilização de pastagens. Proporciona maior produtividade da pastagem e maior produção animal, além da preservação ambiental. Caracteriza-se pela mudança periódica e freqüente dos animais de um piquete para outro, dentro do mesmo tipo de pastagem.
(Embrapa Gado de Leite (32) 249 4700, jornalista Rubens Neiva)

Recria de bezerros de rebanhos leiteiros para produção de carne
Em geral, nos rebanhos de raças especializadas na produção de leite, os bezerros machos são sacrificados após o nascimento. A Embrapa desenvolveu técnicas para produção de carne pela criação desses bezerros, como uma alternativa para produção de carne. A produção do "bezerrão" caracteriza-se pela criação de bezerros para abate aos seis meses de idade, com 200 kg de peso vivo, desaleitados precocemente e alimentados basicamente com dietas ricas em alimentos concentrados, produzindo carcaças de alta qualidade.
(Embrapa Gado de Leite (32) 2494700, jornalista Rubens Neiva)

Além dessas tecnologias, os visitantes da Agrishow terão a oportunidade de conhecer produtos como:

Uva sem semente, aspargo e vinho produzidos na região do Semi-Árido;
(Embrapa Semi-Árido (81) 862 1711, jornalista Marcelino Ribeiro)

Sistema de produção de leite em pastagem de capim-elefante cultivar Pioneiro;
(Embrapa Gado de Leite (32) 249 4700, jornalista Rubens Neiva)

Cultivares de amendoim, mamona, gergelim, algodão herbáceo
(Embrapa Algodão-83 341 3608, jornalista Maria Lúcia)

Híbridos triplo de milho, híbridos de sorgo forrageiro, variedade de milheto especial para pastejo
(Embrapa Milho e Sorgo (31) 779 1000, jornalistas Heitor Vasconcelos e Clênio Araújo)

Cocho móvel tipo "trenó" para volumosos
(Embrapa Pecuária Sudeste (16) 261 5611, jornalista Jorge Reti)

Sistemas de monitoramento orbital de queimadas e monitoramento do balanço hídrico
(Embrapa Meio Ambiente (19) 867 8700, jornalista Eliana Lima)

Livros sobre :
Organização dos Produtores –Agricultura Familiar 3; Plantas do Pantanal; Peixes do Pantanal; Manual de Análises Químicas de Solos; Coleção Plantar-Cenoura, Banana; Abacaxizeiro-Cultivo, Agroindústria e Economia; Trigo no Mercosul-Coletânea de Artigos; Criação de Equinos; O Agronegócio do Algodão no Brasil; Sistema Plantio Direto, entre outros.(Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia(61) 448 4162)

Vídeos sobre:
Horta Básica; Podridão-de-raiz de macieira; Mistura de Rações; Mandioquinha Salsa; O Cultivo do Maracujá.( Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia (61) 448 4162)
 
Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…