Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2001 Novembro Estudantes concorrem à melhor redação sobre os alimentos no Brasil
Estudantes concorrem à melhor redação sobre os alimentos no Brasil (25/11/2004)
Document Actions
Os alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental das Escolas Brasileiras, que tenham assistido, com acompanhamento escolar, a fita de vídeo - Terra e Alimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que mostra a evolução da alimentação no Brasil desde a época do descobrimento até os dias de hoje poderão concorrer a um concurso nacional de redação.

O vídeo será transmitido para cerca de um milhão de professores, podendo atingir até 29 milhões de alunos do ensino fundamental. A TV Escola vai reprisar a fita na faixa do ensino fundamental, no dia 25 de fevereiro de 2002, de 13h00 às 15h00. O concurso de redação vai premiar os três melhores trabalhos e as escolas participantes. As redações devem ser encaminhadas para a Embrapa entre 1º de março e 30 de maio de 2002, pessoalmente ou pelo correio. A divulgação dos resultados do concurso será na primeira semana de agosto de 2002.

Leia, abaixo, o regulamento do concurso:

Concurso de Redação Embrapa Terra e Alimento

Regulamento

APRESENTAÇÃO

O concurso de redação Embrapa/TV Escola premiará e divulgará as seis melhores redações redigidas por alunos do ensino fundamental da Rede Nacional de Escola Pública, que tenham assistido, com acompanhamento escolar, ao vídeo "Terra e Alimento". O tema abordado é a diversidade alimentar do povo brasileiro. A narrativa do vídeo parte da variedade dos produtos obtidos pela agricultura nacional e remete para a época do descobrimento com a vinda dos portugueses, que trouxeram alguns dos seus produtos e encontraram outros na nova terra. São registradas também as contribuições dos povos que chegaram depois.
Nesse contexto, o vídeo faz uma abordagem sobre a importância da ciência para qualquer país e destaca a responsabilidade da pesquisa agropecuária pelo avanço tecnológico brasileiro na produção de alimentos.

INSCRIÇÃO

1 Poderão participar os alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental da Rede Nacional de Escola Pública, que tenham assistido, com acompanhamento escolar, ao vídeo "Terra e Alimento".

1.1 Considerando as diferenças cognitivas entre os alunos do ensino fundamental, optou-se pela divisão das séries em dois grupos distintos: o primeiro, compreendendo alunos de primeira a quarta séries (1ª a 4ª), e o segundo grupo, alunos de quinta a oitava séries (5ª a 8ª).

1.2 Cada aluno poderá concorrer, individualmente, com apenas uma redação.

1.3 Caberá à direção da escola fazer a seleção das três melhores redações de cada grupo e encaminhá-las à Embrapa.

1.4 Só serão aceitas as redações manuscritas, com a letra do próprio aluno, enviadas no período entre 1º de março e 30 de maio de 2002, devidamente identificadas (nome da escola, nome do aluno, série escolar, nome do professor, endereço, cidade, estado, CEP e telefone).

1.5 As redações dos alunos do primeiro grupo devem ter de 10 a 20 linhas e as redações dos alunos do segundo grupo, de 15 a 30 linhas.

1.6 A Embrapa não se responsabilizará pelos trabalhos encaminhados fora das especificações.

JULGAMENTO

2 As redações serão analisadas e julgadas por uma comissão designada pela Embrapa, que escolherá as três melhores de cada grupo.

2.1 Os resultados deverão ser conhecidos no mês de agosto de 2002.

3 Os critérios de seleção das redações são:
a) atendimento às características descritas nos itens 1.4 e 1.5.
b) pertinência ao tema do vídeo
c) texto coerente com a idade e escolaridade do aluno
d) clareza e coesão textual
e) legibilidade
f) criatividade

PREMIAÇÃO

4 O concurso de redação tem abrangência nacional.

5 Os Prêmios serão concedidos aos três primeiros colocados de cada grupo pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

6 Os três primeiros colocados de cada grupo receberão diplomas de participação.

6.1 O primeiro colocado de cada grupo ganhará um computador e uma viagem para visitar uma unidade de pesquisa da Embrapa, acompanhado do professor e de um responsável. A sua escola receberá uma filmadora manual.

6.2 Os segundo e terceiro colocados, de cada grupo, serão contemplados com uma viagem para visitar uma unidade de pesquisa da Embrapa, acompanhado do professor e de um responsável. As suas escolas receberão uma coleção de publicações da Embrapa. Os títulos serão escolhidos, segundo interesse da escola.

6.3 A prescrição do direito aos prêmios ocorrerá no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de apuração.

DIVULGAÇÃO

7 A Embrapa se compromete a tornar público o resultado do concurso, no mês de agosto de 2002.

7.1 A exclusivo critério da Embrapa, como promotora do concurso, poderão ser utilizados os seguintes veículos e/ou mecanismos de divulgação: rádio, televisão, jornal, cartazes, faixas, Internet, entre outros, para comunicar o resultado.

8 Os 100 (cem) melhores trabalhos serão compilados em uma publicação da Embrapa, sem caráter comercial, pois será distribuída gratuitamente. Os autores e as escolas participantes do livro terão direito de receber um exemplar.

INFORMAÇÕES GERAIS

9 Ao encaminhar seus trabalhos para o endereço indicado no item 9.1, os concorrentes estarão concordando totalmente com as normas contidas no presente regulamento, sendo os casos omissos e as dúvidas porventura suscitadas solucionadas pela Embrapa.

9.1 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
Assessoria de Comunicação Social – ACS
Parque Estação Biológica – PqEB, final W3 Norte
CEP 70770-901 Brasília/DF
Caixa Postal 040315

Observação: Outros esclarecimentos poderão ser solicitados pelo endereço eletrônico dores@sede.embrapa.br ou pelos telefones (61) 448-4227, 448-4363 com Dorinha.

Jornalista Roberto Penteado
Embrapa Assessoria de Comunicação Social
MTB 220/DF
 
Tema: A Embrapa\Eventos
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…