Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2002 Abril Sistema barato proporciona irrigação eficaz e evita a dengue
Sistema barato proporciona irrigação eficaz e evita a dengue (25/11/2004)
Document Actions
Simples, barato e eficaz. Assim pode ser resumido o Irrigas, um sistema lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que será mostrado ao público na III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida. Inovador e de fácil utilização, permite ao agricultor conhecer o momento certo de irrigar. A idéia central é que o Irrigás venha substituir paulatinamente o uso do tensiômetro, quase vinte vezes mais caro. O sistema também pode ser adaptado para irrigação automática de plantas domésticas, facilitando a vida das donas-de-casa e de quem precisa viajar. Para isso, os frascos com irrigação acionada pelo Irrigas deverão estar em breve disponíveis no mercado. Com eles, será possível evitar que as plantas de vaso fiquem com falta ou excesso de água. Nos vasos irrigados com frascos de irrigação acionados por Irrigas não haverá perigo de desenvolvimento de mosquitos da dengue, pois a água não escorre para o prato do vaso.

Praticamente não envolvendo trabalho de manutenção, e tão rápido e confiável quanto os melhores tensiômetros do mercado, o novo sistema constitui-se basicamente de uma vela de filtro de cerâmica, que fica conectada por meio de um tubo flexível a uma cuba de seringa transparente. Durante a medição, a cuba é emborcada em um frasco de água. A passagem de água para dentro da cuba indica que os poros da vela estão abertos e a umidade do solo está baixa: é hora de irrigar. A vela de cerâmica fica submersa no solo, preferencialmente na posição vertical, e próxima às raízes. Para hortaliças, a instalação é feita de 15 a 30 cm de profundidade. Trata-se de um método simples e barato: o custo do Irrigás não chega a R$ 5,00 e dá oportunidade para o grande e pequeno produtor economizar e manter a qualidade de seus produtos.

Mais de 200 mil unidades já foram distribuídas - O Irrigas visa principalmente beneficiar a cadeia produtiva de hortaliças de todo o país e do exterior, podendo ser ainda utilizado por outras cadeias produtivas, como a produção de grãos e fruticultura. Mais de 200 mil unidades do Irrigas já foram requisitadas por agricultores das mais diferentes culturas. Com o sistema, haverá maior racionalização no uso da água, proporcionando também economia de energia e até de mão-de-obra, nos casos de irrigação manual feita em pequenas propriedades, permitindo o aumento da renda pela redução de custos.

Em geral, os produtores que utilizam irrigação não têm empregado qualquer tecnologia para controle da mesma, por acharem que estas são caras, complicadas, tomam tempo e não trazem muitos benefícios. Sem ferramentas apropriadas para o controle da irrigação, os riscos de frustração da safra aumentam.

O sistema já despertou interesse de empresários e, recentemente, foi licenciado para as seguintes empresas: Cerâmica Stéfani S/A, E-Design Indústria e Comércio Ltda (Cerâmica Pozzani) e Elite Produtos Cerâmicos Monte Alto Ltda. Duas das empresas mencionadas já estão estabelecendo contatos para vendas em diferentes países, nos quais têm clientes de produtos cerâmicos como filtros, potes e vasos. No exterior, pela exatidão do equipamento, baixo custo e simplicidade, estima-se um mercado de 2 milhões de unidades/ano nos Estados Unidos e em 6 milhões de unidades/ano na Europa.

O evento Ciência para a Vida, mais do que uma exposição, será uma mostra de conhecimento científico e tecnológico apropriada para o grande público, revelando como o produto da pesquisa está integrado ao consumo e ao cotidiano da população e como a ciência está ajudando a melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.

Estarão reunidos em um só local as mais recentes tecnologias agropecuárias desenvolvidas pelas 40 Unidades da Embrapa, pelas universidades, instituições de pesquisa estaduais, empresas públicas e privadas, indústrias, laboratórios, organismos governamentais e internacionais, além de órgãos representativos da cadeia do agronegócio.

III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida
De 25 de abril a 2 de maio
Local - Sede da Embrapa (Parque Estação Biológica s/nº - Final da Av. W3 Norte)
Horário de visitação - de 10 às 22 horas

Jornalista Elisângela Santos (Mtb: 19.500)
Assessoria de Comunicação Social da Embrapa
Tel: (61) 448 4039/ 4113
e-mail: elis@sede.embrapa.br
Brasília, 23 de abril de 2002
 
Tema: A Embrapa\Eventos
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…