Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2002 Abril Aplicação de agrotóxico com segurança
Aplicação de agrotóxico com segurança (25/11/2004)
Document Actions
O Dia-de-Campo na TV que vai ao ar em 19 de abril, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a Calibração de Pulverizadores para Aplicação de Agrotóxicos na Citricultura. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A importância da técnica de calibração dos pulverizadores está no aumento da eficiência do uso de agrotóxicos, visando atender às exigentes normas para Produção Integrada de Citros. Além de ambientalmente correto, o processo permite ao aplicador uma margem maior de segurança.

Durante o programa serão explicadas as várias etapas da técnica, tais como a seleção do alvo da aplicação, verificação de padrão de deposição do agrotóxico, regulagem do pulverizador e cálculo da quantidade de agrotóxico a ser colocada no tanque de pulverização.

A falta de calibração dos pulverizadores em citros pode causar perdas de agrotóxicos que ultrapassam 40%. Essas perdas também correm por deriva e evaporação de gotas de pulverização. Alguns cuidados que devem ser observados, como a não aplicação em condições de muito vento, além da obediência dos prazos de carência do produto e o respeito aos intervalos entre a aplicação e a colheita serão abordados no programa.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações: Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br


Maria Giulia Croce
Embrapa Informática Agropecuária
giulia@cnptia.embrapa.br
Fone: 3789.5746
 
Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…