Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2002 Junho Mais de duzentas famílias de assentados serão beneficiadas com mudas da planta Moringa
Mais de duzentas famílias de assentados serão beneficiadas com mudas da planta Moringa (25/11/2004)
Document Actions
Atendendo a solicitação da superintendência do Incra em Sergipe, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibilizou para quatro assentamentos de produtores rurais, em Sergipe, cerca de 200 mudas da planta conhecida por moringa.

Os dois primeiros assentamentos, Três Cancelas e o Água Vermelha, nos municípios de Japoatã e Neópolis, respectivamente, estarão recebendo as mudas nesta terça-feira, dia 11 de junho. No próximo dia 18, será a vez dos assentamentos Independência de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Santana, em Pacatuba.

De acordo com o chefe-geral Lafayette Franco Sobral, essa doação faz parte das ações que a Embrapa tem desenvolvido para melhorar a interação com os diversos segmentos da sociedade brasileira, consciente de que a pesquisa agropecuária deve proporcionar ao país, além de divisas, as condições de gerar alimentos que atendam as necessidades de sua gente.

A moringa é ainda pouco conhecida, mas poderá assumir relevância econômica e social por ser uma planta perene, resistente à seca, pouco exigente quanto a qualidade do solo e pouco suscetível a doenças. Quase todas as partes da moringa são utilizadas na alimentação humana.

As folhas e os frutos frescos são nutritivos, com um elevado teor de vitamina A, cuja carência é muito alta na dieta alimentar das populações de baixa renda. A planta tem ainda diversas outras utilidades,produzindo óleo, madeira, papel, sombra e comestível líquido. As sementes de moringa, quando maceradas e misturadas à água barrenta de açudes, tem a capacidade de agregar as impurezas contidas na mesma, transformando-a em água limpa e própria para o consumo humano. " Com todas essas utilidades, o plantio dessas mudas nas áreas de assentamento do Incra contribuirão, sem dúvida, para melhorar as condições de vida produtores e de suas famílias", observa Sobral.

As comunidades assistidas vão receber atenção especial da Embrapa Tabuleiros Costeiros, com a realização de palestras por ocasião da entrega das mudas, explicando a importância da planta e como realizar o seu plantio, segundo Sobral. A pesquisadora Salete Rangel, responsável pelos trabalhos com a moringa no Centro e pela produção das mudas, fará palestras nas quatros áreas dos assentamentos.

Normélia Barroso - MTb/SE N. 0918
Telefone p/ contato: (079) 226.1344 Fax (79) 217.7251
Email: normelia@cpatc.embrapa.br
 
Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…