Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2002 Março Consumo de cebola previne câncer e doenças do coração
Consumo de cebola previne câncer e doenças do coração (25/11/2004)
Document Actions
Indispensável à boa gastronomia, a cebola ganha recomendações muito além da lista para compor uma boa receita culinária. A olerícola é uma forte aliada no combate a doenças do coração e de alguns tipos de câncer. Por isso mesmo os norte-americanos estão cada vez mais investindo em pesquisas sobre o tema.

"A idéia é obter cultivares que agreguem valor (sabor e propriedades medicinais)", diz o especialista Michael Havey, da Universidade de Wisconsin (Madison). Um dos palestrantes da V Jornada científica de cebola do Mercosul, aberta dia 26 de março, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Clima Temperado-Pelotas), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento, o pesquisador abordou as características relacionadas a melhoria da saúde, sólidos e sabor.

Segundo Havey, a olerícola tem uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, não permitindo bloqueios no sistema cardiovascular. Também contém compostos responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal. O pesquisador relaciona a diminuição do câncer do colo retal (segunda causa de morte naquele país) ao consumo de cebola, em especial crua. A recomendação dele é não consumi-la cozida para evitar a perda dessas substâncias e do sabor.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) cada vez mais incentiva o desenvolvimento de pesquisas nas quais seja possível agregar valor. No caso da cebola isso significa um produto com sabor adocicado e compostos com maior atividade antiplaquetária para evitar doenças cardiovasculares, presentes em 23% da população norte-americana. "Buscamos estas características por meio de recursos genômicos (manipulação feita a partir dos gens e não por cruzamento)", informou Havey.

O pesquisador Chris Kik, da Wageningen University (Holanda) abordou também o tema exploração de espécies selvagens para melhoramento de cultivares resistentes a doenças em cebola. A jornada será encerrada dia 27 de março com a apresentação de trabalhos sobre manejo do solo, da água e das plantas, armazenamento e mecanização da cebolicultura.

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa
Deva Rodrigues - MTb/RS 5297
deva@cpact.embrapa.br
http://www.embrap.br
 
Tema: A Embrapa\Eventos
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…