Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2002 Outubro Fazenda do DF faz primeira colheita comercial de quinoa do País
Fazenda do DF faz primeira colheita comercial de quinoa do País (25/11/2004)
Document Actions
A Fazenda Riedi, localizada em Planaltina/DF, vai colher na próxima semana o primeiro campo comercial de quinoa, cultivar BRS Piabiru, do Brasil. Serão colhidas cerca de duas toneladas que serão vendidas como sementes. Isto indica que já na próxima entressafra poderão ser cultivados de 200 a 400 hectares, levando em consideração que são necessários apenas de 5 a 10 quilos de sementes semeadas por hectare.

Esta primeira plantação foi conduzida na entressafra como campo piloto e teve o acompanhamento do pesquisador Carlos Spehar da Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela adaptação da cultura para a região do Cerrado. O engenheiro agrônomo da Fazenda Riedi, Francisco Luçardo, responsável pela produção, disse ter ficado surpreso com os resultados alcançados. "Pretendo avaliar os benefícios da quinoa sobre a cultura de verão. Com o crescente interesse por parte de outros agricultores e consumidores do produto, a área poderá ser ampliada no próximo ano", afirmou Francisco.

A quinoa, introduzida e adaptada pela Embrapa Cerrados ao cultivo no Brasil, é uma alternativa para a diversificação do sistema produtivo. Hoje, com o predomínio do sistema de plantio direto, muitas pragas e doenças permanecem nos restos de cultura e plantas espontâneas, que surgem após a colheita. Por ser botanicamente diferente das principais espécies em cultivo, contribui para diminuir o impacto negativo destas pragas e doenças.

A quinoa é uma planta vigorosa, que pode atingir até 2,5 m de altura e com um excelente sistema radicular. Na sua composição apresenta proteína de qualidade superior à da soja e dos cereais como milho, arroz, trigo, além de apresentar baixo teor de colesterol e grande quantidade de minerais e vitaminas. Outra vantagem da quinoa é a ausência do glúten que faz da planta uma alternativa alimentar para os pacientes celíacos, que são alérgicos a esta substância.


Jornalista Rose Azevedo (Fenaj 2978/13/74/DF)
Embrapa Cerrados
Telefone: (61) 388 9953
Email: rose@cpac.embrapa.br
 
Tema: Produtos Agropecuários\Grãos
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…