Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2003 Agosto Imagens de satélite de Holambra já estão na INTERNET
Imagens de satélite de Holambra já estão na INTERNET (25/11/2004)
Document Actions
A Embrapa Monitoramento por Satélite, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa disponibiliza na Internet, a partir de hoje, 29 de agosto, um projeto inédito com imagens de satélite de alta resolução espacial realizado no município de Holambra, São Paulo, para identificação, avaliação e caracterização das áreas urbanas e rurais. O projeto atende às necessidades da Prefeitura Municipal, que buscava por sistemas modernos e rápidos para a gestão de suas políticas sobre a agricultura, meio ambiente e geração de empregos.

O desenvolvimento do projeto ocorreu em duas etapas distintas. A primeira foi voltada para a coleta, avaliação e interpretação de dados, seguido da geração dos temas utilizando as ferramentas de geoprocessamento. Na segunda etapa optou-se pela disponibilização e divulgação dos temas de forma dinâmica pela Internet, por meio da ferramenta WebGIS - um sistema de informações geográficas distribuído através da rede de computadores para integrar e disseminar informações
geográficas na web. O site apresenta o WebGIS, fotos, mapas, publicações e todas as informações sobre a concepção do projeto. O endereço na Internet é http://www.holambra.cnpm.embrapa.br .

Segundo o pesquisador João Alfredo de Carvalho Mangabeira, um dos coordenadores do projeto, os resultados servem para disponibilizar, de forma rápida, precisa e com saídas em mapas, informações espacializadas sobre o uso atual das terras, neste primeiro momento, e depois gerar a tipologia dos sistemas de produção e os indicadores agroambientais e socioeconômicos. "Este sistema de informações poderá contribuir para a definição de ações mais específicas no município, como balizar o plano diretor municipal, facilitar o planejamento rural, ajudar na diversificação e intensificação da produção agrícola, facilitar a caracterização e qualificação dos agricultores, apoiar análises sobre a sustentabilidade dos sistemas de produção, sobre a eficiência e produtividade dos sistemas de cultivos e análises espaço-temporal do uso das terras", completa Mangabeira.

Alta resolução espacial

Para fazer a avaliação e caracterização da região foi adquirida a imagem de Holambra obtida pelo satélite Ikonos II, com passagem em dezembro de 2000, georreferenciada, composta de 1 banda espectral pancromática de 1 metro de resolução espacial e 4 bandas multiespectrais e resolução espectral de 4 metros. Com esse material, foram definidos 26 temas - entre eles, área urbana, estradas e rodovias, rios, corpos d'água, aterro sanitário, café, cana-de-açúcar, cítricos, cultura anual, estufa, flor no campo, fruticultura, granja, matas, pastos, reflorestamento etc. Por meio da ferramenta WebGIS disponível no web site, temas e imagens do Ikonos podem ser integradas pelo usuário em mapas interativos.

Entre os objetivos do trabalho, estão: identificar e mapear o uso atual das terras e dos parcelares agrícolas, utilizando-se de sensoriamento remoto, com imagens de alta resolução espacial; levantar e caracterizar, via questionários agrosocioeconômicos, os sistemas de produção agrícola; tipificar e caracterizar, por meio de análise estatística multivariada,
os sistemas de produção agrícola do município; analisar, avaliar e consolidar o método de tipificação e caracterização dos principais sistemas de produção agrícola, valorizando os recursos oferecidos pelas imagens de satélite de alta resolução espacial.

Holambra

O Município de Holambra tem área de aproximadamente 65 km2 e localiza-se a 145 km da capital, São Paulo. Com população de 10 mil habitantes, 5,9 mil estão na zona rural e 4,1 mil na zona urbana. Possui aproximadamente 350 pequenos produtores, com propriedades com 20 hectares de média. Holambra foi fundada em 1º de janeiro de 1993, por
imigrantes holandeses, e a sua principal base econômica é a agropecuária, predominando as atividades de horticultura, citricultura, plantas decorativas, flores, suinocultura, avicultura e laticínios.

Mais informações
Graziella Galinari
Embrapa Monitoramento por Satélite
Fone: (19) 3256-6030
E-mail: grazilla@cnpm.embrapa.br
 
Tema: Atividades Temáticas\Monitoramento Ambiental
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…