Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Ferramentas Pessoais
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícias 2003 Junho Livro sobre fungos está disponível na site da Embrapa
Livro sobre fungos está disponível na site da Embrapa (25/11/2004)
Ações do documento
O comércio internacional de frutas de clima temperado (maçã, pêra, uva, ameixa, pêssego, nectarina, etc.) representa um grande volume de vegetais sendo transportados dos seus locais de produção aos de consumo, com o risco de introduzir pragas (bactérias, fungos, vírus, nematóides, insetos, etc.) em ambientes onde elas não existem.

Nos anos de 1999 e 2000, por exemplo, o Brasil importou, respectivamente 66,5 e 43,7 milhares de toneladas de frutas de clima temperado. As pêras e as maçãs foram as frutas de maior valor de importação, sendo que os Países Baixos foram os principais exportadores de maçã para o Brasil, em 2000.

O movimento internacional dessas frutas traz o risco de introdução de pragas, que podem causar enormes prejuízos econômicos e sociais às regiões brasileiras produtoras das mencionadas frutas. Visando auxiliar na prevenção da introdução de fungos exóticos, a equipe do Laboratório de Quarentena Vegetal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento produziu o livro "Fungos de Expressão Quarentenária para as Fruteiras de Clima Temperado no Brasil". A publicação foi editada por equipe de pesquisadores e estudantes de pós-graduação liderada pela fitopatologista Marta Aguiar Sabo Mendes.

Neste livro estão descritas 29 espécies de fungos exóticos que ocorrem em uva, maçã, ameixa, pêssego, pêra, cereja e em algumas outras plantas hospedeiras de clima temperado. Os fungos quarentenários estão divididos em 3 capítulos, segundo a classificação taxonômica: ascomicetos, basidiomicetos e fungos anamórficos.

As informações sobre os fungos patogênicos foram obtidas da literatura internacional atualizada e para cada fungo estão descritos a forma de transmissão, o ciclo de hospedeiros, a distribuição geográfica, os métodos mais precisos para a detecção e possível erradicação dos mesmos e danos causados nas frutas e nos pomares.

Um último capítulo relaciona as plantas hospedeiras citadas nos capítulos dos patógenos. Esta relação facilita sobremaneira as pesquisas destinadas à inspeção, à fiscalização e à elaboração de análise de risco de pragas (ARP).
O livro encontra-se disponível para consulta gratuita e impressão na webpage da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no sítio eletrônico: www.cenargen.embrapa.br/publica/trabalhos/liv004.pdf

Mais informações: 
José Manuel Cabral S. Dias;
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fone: (61) 448-4662
cabral@cenargen.embrapa.br
 
Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…