You are here: Home Imprensa Notícias 2003 Maio Preservação e conservação da água são práticas importantes
Preservação e conservação da água são práticas importantes (25/11/2004)
Preservação e conservação ambiental são temas de extrema importância nos dias atuais e a água é um dos recursos naturais que vem sendo muito discutido, mais precisamente a sua escassez e a sua falta de qualidade. Um exemplo da importância de discussão deste tema é que este ano foi denominado pela Organização das Nações Unidas como o ano Internacional da Água Doce e a próxima campanha da fraternidade da CNBB enfocará a importância deste recurso.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculda ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Julio Cesar Pascale Palhares, existem duas coisas que nós podemos praticar: a preservação e a conservação da água. "Primeiramente, é necessário esclarecer que são duas coisas diferentes. Quando falamos que vamos preservar determinada fonte de água, isto significa que não utilizaremos esta fonte para nada, deixaremos a natureza seguir o seu caminho, sem interferir", explica o pesquisador.

Por outro lado, segundo ele, quando usamos o termo conservação de uma fonte de água quer dizer que esta fonte será
utilizada para os mais diversos fins, mas de uma forma que não degrade a qualidade e a quantidade de água que ela nos proporciona. "Se utilizarmos um poço sem conservá-lo chegará um dia que ele poderá secar e não teremos mais o conforto que ele proporciona", explica Julio.

O pesquisador também esclarece que um erro comum em discussões sobre este recurso natural é o fato de se pensar que o Brasil é um país rico em água e que o tratamento dos esgotos é a solução para todos os problemas. "Enquanto não inserirmos nestas discussões o uso da água com racionalidade, e isto passa pela mudança de alguns padrões culturais de utilização da água pela sociedade, e internalizarmos que o Brasil dispõe de muita água, mas distribuída, geograficamente, de uma forma não-equitativa para todas as regiões, dificilmente resolveremos os problemas hídricos de nossa região e país", comenta Julio.

Monalisa Leal Pereira - MTb01139/SC
Embrapa Suínos e Aves