Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2004 Junho Segurança e qualidade para a cultura da Castanha-do-Brasil
Segurança e qualidade para a cultura da Castanha-do-Brasil (25/11/2004)
Document Actions
Com o objetivo de discutir sobre a produção de castanha-do-brasil com qualidade, a Embrapa Amapá (Macapá – AP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoverá uma reunião técnica no auditório de sua sede em Macapá, no dia 16 de junho, com início às 9h. No evento, os pesquisador Afonso Valois fará palestra sobre o Programa Alimentos Seguros (PAS) e Valéria Saldanha Bezerra sobre a situação da castanha-do-brasil no Amapá. No dia 18 de junho, será realizado um dia de campo com a pesquisadora Cleisa Cartaxo da Embrapa Acre, sobre segurança e qualidade da castanha-do-brasil, no município de Laranjal do Jarí. O dia de campo está sendo preparado para os castanheiros da região.

Por ser um produto extrativista, a produção de castanha-do-brasil é considerada orgânica e sua extração ambientalmente correta e, uma vez que não são utilizados defensivos químicos para controle de pragas, plantas daninhas ou adubação, há uma grande redução de perigos químicos comuns a produtos cultivados, pelo menos no tocante à contaminação por substâncias químicas. No entanto, o baixo nível tecnológico, característico de sua cadeia produtiva, bem como as condições inadequadas de manejo e manuseio de matéria-prima favorecem a constituição de pontos de contaminação com consequente risco à saúde do consumidor e perdas econômicas comuns em todas as etapas.

Dentre os principais problemas identificados na produção da castanha-do-brasil está a elevada contaminação por bactérias do grupo coliforme, devido à sua prolongada exposição a fatores ambientais e às condições de manipulação na indústria, além da contaminação por fungos produtores de toxinas, no caso a aflatoxina. Esses problemas têm se constituído em forte entrave para a comercialização do produto, principalmente no mercado externo, dado ao rigoroso controle de países europeus e Estados Unidos em relação aos níveis de toxinas presentes nos alimentos.

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC (Programa Alimentos Seguros – PAS) - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem desenvolvendo ações de apoio ao setor produtivo para implementação desse sistema, criado para identificação e controle dos pontos mais vulneráveis à contaminação dos alimentos. Envolve toda a cadeia produtiva – do campo à mesa do consumidor.

O sistema é obrigatório na Comunidade Européia e nos Estados Unidos e recomendado pela Organização Mundial do Comércio – OMC (é considerado pré-requisito entre os países signatários da Organização para comercialização de produtos alimentícios) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO. É aprovado pelo Codex Alimentarius. No campo, especificamente, trata da normatização das práticas agrícolas, visando à certificação do produto final. Reconhece as ações mais fomentadas e implantadas por produtores e implementa o sistema de boas práticas na agricultura, diminuindo impactos ambientais adversos.

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Saúde estão empenhados na aplicação do sistema. A Embrapa e parceiros estão promovendo cursos para capacitar o produtor rural a controlar a contaminação por microrganismos, agroquímicos, toxinas e outros riscos à segurança dos produtos, contribuindo para que ele se torne apto a atender às exigências das indústrias processadoras de alimentos, das redes de distribuição e do mercado externo. Protocolos como o sistema APPCC são considerados garantia da produção de alimentos de qualidade e mais seguros à saúde do consumidor, da elevação da competitividade das empresas, do aperfeiçoamento dos processos produtivos e da redução dos custos de produção.


Joana D'arc Queiroz
Embrapa Amapá
Contatos: (96) 241-1551 - joana@cpafap.embrapa.br
 
Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…