Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2004 Março Embrapa expõe tecnologias de cacau em feira botânica
Embrapa expõe tecnologias de cacau em feira botânica (25/11/2004)
Document Actions
O cacau é originário do México, onde começou a ser cultivado pelos índios astecas há muitos e muitos séculos atrás. Mesmo sem conhecer o chocolate na forma como é consumido nos dias de hoje – já que usavam as sementes de cacau para produzir uma bebida gordurosa que chamavam de tchocolati e tomavam misturada com chili, um tipo de pimenta muito comum naquela região - esse povo, dono de uma notória sabedoria, já utilizava as sementes de cacau como moedas. Estavam certos porque as sementinhas viraram moedas de ouro. Ao longo dos séculos o aproveitamento do cacau foi se aprimorando até chegar no que hoje é uma verdadeira paixão mundial: o chocolate. No Brasil, a produção de chocolate é de cerca de 310 mil toneladas por ano, com um faturamento de aproximadamente 2 bilhões de reais.

Entretanto, a produção de cacau no Brasil enfrenta um poderoso arquiinimigo: um fungo denominado Crinipellis perniciosa, causador de uma doença popularmente conhecida como "vassoura de bruxa", que praticamente dizimou os cacaueiros no Brasil na década de 90, especialmente no sul da Bahia, que é a maior região produtora de cacau no país. Graças à pesquisa agropecuária, aos poucos o país vai retomando a produção. As tecnologias que estão sendo desenvolvidas para livrar a cacauicultura dos ataques desse fungo, além de pesquisas para aumentar a produtividade de cacau no Brasil estarão sendo demonstradas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a 24° Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, nos dias 27 e 28 de março. O tema é uma homenagem ao dia do cacau, comemorado no dia 26 de março, e à proximidade da páscoa, no dia 11 de abril.

Um dos destaques serão as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em parceria entre a Embrapa e a CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) para a clonagem de mudas de cacau resistentes ao fungo e que têm gerado expectativas promissoras para o incremento da cacauicultura no Brasil.

Será apresentado também o projeto desenvolvido em parceria entre essas duas instituições, além da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UCSAL (Universidade Católica de Salvador), para decifrar o genoma do fungo causador da "vassoura de bruxa".

Outro destaque será o cupulate, um chocolate a base de cupuaçu, desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental, unidade da Embrapa localizada em Belém, PA, e que já é realidade na Amazônia há 17 anos. As sementes de cupuaçu são ricas em lipídios, proteínas e calorias e, depois de fermentadas, torradas e moídas, geram o cupulate que, segundo os especialistas, não deixa nada a desejar ao chocolate tradicional, já que tem composição química e nutricional bem semelhantes.

A 24° Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece no dia 27 de março (sábado), das 10 às 21 horas, e no dia 28 (domingo), das 10 às 18 horas.

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contato: (61) 448-4769 e 448-4770
E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br
 
Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Cacau
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…