Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2004 Setembro Embrapa desenvolve tecnologia de criação comercial de tartaruga da Amazônia
Embrapa desenvolve tecnologia de criação comercial de tartaruga da Amazônia (25/11/2004)
Document Actions
 

 
Embrapa

A tartaruga da Amazônia é o maior quelônio de água doce da América do Sul
Dia de Campo na TV desta semana vai ao ar dia 3 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), com o tema Criação de tartaruga da Amazônia. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília – DF, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, com sede em Manaus – AM, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Dia de Campo na TV desta semana vai ao ar dia 3 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), com o tema Criação de tartaruga da Amazônia. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília – DF, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, com sede em Manaus – AM, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A tartaruga da Amazônia é o maior quelônio de água doce da América do Sul, podendo atingir 80 cm de comprimento por 60 cm de largura e pesar 60 kg. Além das condições ecológicas, biológicas e hídricas favoráveis ao desenvolvimento da aquicultura no Amazonas, a Embrapa Amazônia Ocidental vem demonstrando a viabilidade econômica da criação, em cativeiro, de peixes e quelônios da região, como tambaqui, matrinxã e tartaruga.

Os estudos concluem que a criação dessas espécies em cativeiro, especialmente em Manaus, é uma alternativa economicamente viável e vantajosa. As tecnologias a serem mostradas poderão ajudar na proteção da espécie – que vem sendo muitas vezes abatida de forma predatória pelo sabor diferenciado de sua carne, que chega a valer até 15 vezes mais que a carne bovina. O sistema de produção de tartarugas na densidade de estocagem de 5 mil unidades/ha, com peso médio inicial de 200 g em ciclo de 36 meses, é o mais recomendado para uso.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações:

Maria José Tupinambá (MTb 114/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental
Contatos: (92) 9132-1112 - maria@cpaa.embrapa.br

Jorge Macau (MTb 978/04/98/MA)
Embrapa Informação Tecnológica
Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br
 
Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia
 
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…