Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2005 Abril 4ª Semana Máquina pode abrir 200 castanhas de caju por minuto
Máquina pode abrir 200 castanhas de caju por minuto (26/04/2005)
Document Actions

Equipamento apresenta rendimento de amêndoas inteiras de 10 a 20 % maior que os valores obtidos atualmente pela indústria

A Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e Feagri-Unicamp, desenvolveu uma máquina para a extração da castanha de caju que pode abrir até 200 castanhas por minuto, dependendo do sistema automático de alimentação, ou duas toneladas por dia, utilizando um par de cilindros. Mas isso pode ser multiplicado pela indústria de forma a ter um número mais elevado de toneladas por dia.

A tecnologia foi lançada como parte das comemorações do 32° aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  A máquina foi desenvolvida a pedido do Sindicato das Indústrias de Caju (Sindicaju) para a Embrapa Agroindústria Tropical, que fará os testes em campo com o equipamento.

A novidade procura atender as novas exigências do mercado da indústria do caju e servirá para cooperativas e pequenos processadores, que buscam equipamentos com melhor eficiência e amêndoa de melhor qualidade.

O protótipo desenvolvido apresenta rendimento de amêndoas inteiras de 10 a 20 % acima dos valores obtidos atualmente pela indústria, com a vantagem de abrir a castanha com uma única passagem pela máquina. Tem por objetivo a obtenção de amêndoas inteiras através da ruptura da casca da castanha pela deformação específica limitada, por meio de compressão direcionada entre cilindros paralelos com conformação adequada.

O sistema mecanizado, atualmente em operação pelas indústrias, utiliza uma máquina que lança as castanhas contra anteparos rígidos, promovendo um impacto aleatório com o objetivo de romper a casca. Em geral uma castanha necessita de 9 a 12 impactos para ser aberta.

O nível tecnológico desses equipamentos resulta em perdas quantitativas elevadas, uma vez que o índice de amêndoas quebradas oscila entre 40 e 50%, conforme dados fornecidos pelo Sindicaju. O baixo índice de amêndoas inteiras diminui a remuneração e a competitividade no mercado.


Joanir Silva (MTb 19554)
Embrapa Instrumentação Agropecuária
Fones: (16) 3374-2477 - jo@cnpdia.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…