Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2005 Outubro 4a. Semana Prosa Rural apresenta a tecnologia de amonização de palhadas para alimentação animal
Prosa Rural apresenta a tecnologia de amonização de palhadas para alimentação animal (01/11/2005)
Document Actions
A utilização do mato seco e restos de vegetação pode ser uma ótima alternativa para o pequeno produtor que não tem condições de comprar rações para o rebanho na época da seca. ‘Os produtores podem aproveitar as plantas ressecadas, que geralmente são abandonadas na roça, para alimentação animal com o uso da amonização de palhadas, técnica muito fácil e barata.

O tema Amonização de palhadas será apresentando nesta semana, para a região do Semi-Árido brasileiro, no Prosa Rural, programa de rádio produzido pela  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A coordenação é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF).

Durante o programa, a equipe da Embrapa Semi-Árido (Petrolina – PE) apresentará informações sobre como usar a técnica. A amonização é o resultado da ação do gás amônia sobre o mato seco. Esse gás é obtido quando se mistura uréia à água. Ele atua nas partes endurecidas do mato provocando o amolecimento do material e restituindo parte de seu valor protéico. Desta forma esse material fica em condições de ingestão pelos animais.  

Para fazer a amonização de 100 kg de material seco, são necessários 25 litros de água e 4 kg de uréia. O produtor precisa também dispor de uma lona plástica que é para envolver o material tratado e não permitir que o gás se evapore antes do material estar amolecido. A equipe da Embrapa Semi-Árido recomenda fazer e armazenar o mato amonizado próximo do local onde os animais são normalmente alimentados.

Com 15 minutos de duração, o programa é semanal e sua programação é voltada para os jovens e agricultores familiares do Semi-Árido Nordestino, Vale do Jequitinhonha e região Norte do Brasil. São abordados temas ligados ao desenvolvimento da agricultura familiar da região, de forma clara e acessível, principalmente as pesquisas que têm alguma aplicação prática no dia-a-dia do pequeno produtor rural.

O conteúdo é desenvolvido pelos Centros de Pesquisa da Embrapa que atuam nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com apoio das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária.  Além das pesquisas, o programa dedica espaço para a cultura regional, com apresentação de músicas e poesias. O Prosa Rural é distribuído gratuitamente para rádios dessas regiões. No endereço eletrônico http://www.sct.embrapa.br/radio/index.htm , é possível ter acesso à programação completa de 2005 e ouvir os programas já veiculados.

Mais informações:
Marcelino Ribeiro (DRT/BA 1127)  
Embrapa Semi-Árido
Contatos: (87) 3862-1711 - marcelrn@cpatsa.embrapa.br

Juliana Miura (MTb 8570/99 - DF)
Embrapa Informação Tecnológica
Contatos: (61) 3448-4279 - jmiura@sct.embrapa.br
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…