Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2005 Outubro 3a. Semana Criação de galinha caipira é alternativa para produtores do Semi-Árido
Criação de galinha caipira é alternativa para produtores do Semi-Árido (24/05/2007)
Document Actions

Criar aves sempre foi uma forma dos pequenos produtores complementarem sua renda. A galinha caipira tem um mercado certo para sua carne e seus ovos, sendo muito importante para as famílias do meio rural.

O tema Criação de galinha caipira será apresentado nesta semana, para a região do Semi-Árido brasileiro, no Prosa Rural, programa de rádio produzido pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A coordenação é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF).

Durante o programa, as equipes da Embrapa Meio-Norte (Teresina - PI), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN trarão informações sobre o sistema de criação dessas aves usando instalações baratas, construídas com material encontrado no próprio local, e alimentação apropriada, com ração feita de sobras de outras culturas existentes na propriedade, como mandioca e frutos da região.

A galinha caipira comum, ou galinha de capoeira, como também é conhecida, tem uma produtividade muito baixa. Ela bota cerca de 90 ovos por ano e produz, no máximo, 1,5 kg de carne. A Embrapa recomenda a criação de galinha caipira melhorada, capaz de produzir 260 ovos por ano e 3,0 kg de carne.

A partir deste programa, os ouvintes do Prosa Rural receberão informações sobre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Desenvolvimento Agrário de interesse do agricultor familiar, em faixas separadas, ficando a sua veiculação a critério das rádios parceiras da Embrapa.

O Prosa Rural é semanal e tem duração de 15 minutos. Sua programação é voltada para os jovens e pequenos produtores familiares do Semi-Árido Nordestino, Vale do Jequitinhonha e região Norte do Brasil. São abordados temas ligados ao desenvolvimento do agronegócio da região, de forma clara e acessível, principalmente as pesquisas que têm alguma aplicação prática no dia-a-dia do pequeno produtor rural.

O conteúdo é desenvolvido pelos Centros de Pesquisa da Embrapa que atuam no Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha, com apoio das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária. Além das pesquisas, o programa dedica espaço para a cultura regional, com apresentação de músicas e poesias. O Prosa Rural é distribuído gratuitamente para rádios comerciais e comunitárias. No endereço eletrônico www.sct.embrapa.br/radio/, é possível ter acesso à programação completa de 2005 e ouvir os programas já veiculados.

Mais informações:

Eugenia Ribeiro
Embrapa Meio-Norte
Contatos: (86) 3214-4003 - eugenia@cpamn.embrapa.br

Juliana Miura (MTb 8570/99 - DF)
Embrapa Informação Tecnológica
Contatos: (61) 3448-4279 - jmiura@sct.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…