Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2007 Dezembro 4 semana Embrapa Soja orienta sobre controle de percevejos
Embrapa Soja orienta sobre controle de percevejos (31/12/2007)
Document Actions
Arquivo Embrapa
Embrapa Soja orienta sobre controle de percevejos

O Sistema de Alerta de Safra da Embrapa Soja está orientando técnicos e produtores sobre a presença de altas populações de percevejos em lavouras de soja em fase inicial.

Segundo as informações contidas no alerta, o aparecimento de níveis elevados percevejo marrom (Euschistus heros) e de percevejo verde-pequeno (Piezodorus guildinii), antes da formação das vagens de soja não são um problema grave. “No mês de dezembro, é comum encontrar várias lavouras com muitos adultos de percevejos.

Entretanto, o ataque dos percevejos durante a fase vegetativa e no florescimento não provoca danos significativos na soja, dispensando assim seu controle”, explica a pesquisadora Beatriz Correa-Ferreira, da equipe de entomologia da Embrapa Soja.

A incidência populacional nessa fase inicial da soja é decorrente do deslocamento dos percevejos dos locais onde esses insetos passaram o inverno (percevejo marrom na palhada e o percevejo verde pequeno em plantas hospedeiras) para as plantas que estão verdes, como a soja.

Segundo a pesquisadora só é possível dispensar o controle desses percevejos nessa fase inicial de implantação da cultura, porque nesse período também é comum a presença de um elevado número de inimigos naturais dos percevejos nas lavouras de soja.

O agricultor deve, entretanto, estar muito atento ao nível de infestação de percevejo quando a soja entrar na fase de canivetinho, período em que as vagens começam a se desenvolver.

Se a população de percevejos persistir e estiver com dois insetos (adultos+ninfas) por  metro de fileira de plantas é necessário fazer o controle químico. A partir da fase de canivetinho, o acompanhamento da população dos percevejos por meio do monitoramento semanal é fundamental, pois evitará prejuízos mais para frente.

Mais informações no site: www.cnpso.embrapa.br/alerta


Carina Gomes (MTB 3914-PR)
Embrapa Soja
carina@cnpso.embrapa.br
Contatos 43 3371-6067


Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…