Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2007 outubro 3ª semana Etnociência reúne pesquisadores e comunidades tradicionais
Etnociência reúne pesquisadores e comunidades tradicionais (18/10/2007)
Document Actions

Pesquisadores de diversas regiões do País estarão reunidos em Rio Branco, AC, de 22 a 26 de outubro, no Theatro Hélio Melo, para participar do Encontro de Etnociência e Pesquisa Agropecuária e Florestal da Amazônia.

Durante quatro dias, especialistas de vários centros de pesquisa e instituições afins discutirão questões legais, metodologias e ações para fortalecer o intercâmbio entre as diferentes áreas de atuação da pesquisa, projetos desenvolvidos na área e o envolvimento de comunidades tradicionais.
 
A abertura do evento acontece na segunda-feira (22) às 19 horas. Além de autoridades locais, estarão presentes para ministrar palestra a Diretora Executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá e Manuela Carneiro da Cunha, professora doutora da Universidade de Chicago e uma das organizadoras da Enciclopédia da Floresta.
 
O encontro será uma oportunidade para aprofundar a reflexão sobre ações que promovam melhores condições de vida às comunidades tradicionais e buscar novos arranjos e sinergismos entre instituições envolvidas em programas de pesquisa,
desenvolvimento local e gestão territorial.

Entre outras demandas, se destacam o fomento à interdisciplinaridade por meio de ações transversais que unam os vários campos temáticos e a adequação de projetos à legislação brasileira relacionada ao acesso aos recursos genéticos e ao conhecimento tradicional.

Conhecimento acad~emico e conhecimento popular

A etnociência confronta e contempla o conhecimento acadêmico e o conhecimento popular. Estuda conhecimentos e conceitos desenvolvidos de uma cultura sobre diferentes áreas. O prefixo etno faz referência aos aspectos e conhecimentos específicos de povos ou etnias, ou seja, aos conhecimentos de grupos de indivíduos que compartilham uma cultura.

O papel das Etnociências é o estudo das outras realidades, do conhecimento das relações e interações, do uso e manejo dos recursos naturais pelas comunidades locais através do tempo, de todos os processos culturais envolvidos nas relações povos-natureza. Tem como característica fundamental a interdisciplinaridade das ações e, nos últimos anos, tem buscado o reconhecimento do valor intelectual do etnoconhecimento e formas de retorno àqueles que o geram.

O evento é uma realização da Embrapa Acre, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e conta com patrocínio da Petrobras, Governo do Estado Acre, Banco da Amazônia, Cooperação Técnica  Alemã - Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH (GTZ) e o Programa Biodiversidade Brasil-Itália (PBBI). Detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site da Embrapa Acre (www.cpafac.embrapa.br/etnociencia).


 Mais  informações:

Moacir Haverroth (moacir.haverroth@cpafac.embrapa.br)
Embrapa Acre
(68) 3212 3219 ou 3212 3200

Amauri Siviero (asiviero@cpafac.embrapa.br)
Embrapa Acre
(68) 3212 3233 ou 3212 3200

Mauricília Silva (cila@cpafac.embrapa.br)
Embrapa Acre
(68) 9985 4372, 3212 3272 ou 3212 3200

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…