Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Agosto 2ª Semana V Seminário de Pecuária de Corte em Bagé
V Seminário de Pecuária de Corte em Bagé (14/08/2008)
Document Actions

Na segunda-feira (18) e na terça-feira( 19) será realizado na Associação Rural de Bagé, o V Seminário de Pecuária de Corte. O evento tem como objetivo discutir os diversos aspectos que envolvem a bovinocultura, desde a comercialização de carnes; suplementação alimentar; alternativas de diversificação de culturas dentro da pecuária de corte; até  a importância da sanidade animal para uma melhor produção.

A Embrapa Pecuária Sul – Unidade  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa - participará  do Seminário com palestras que abordam os temas de sanidade animal e avaliação de forrageiras adaptadas ao sombreamento.

O Chefe-Geral da Unidade de Bagé, Roberto Collares  vê  o evento como uma oportunidade importante para a atividade de pecuária na região. Ele afirma que a contribuição da Embrapa se traduz na transferência de tecnologias desenvolvidas pelo Centro.

“Nossa Unidade tem influenciado significativamente na produtividade local, como também proporcionado as condições para que se melhorem os índices, tanto nos novos arranjos produtivos, que começam a ser introduzidos na região, quanto em questões vitais para o mercado interno e de exportação, como é o caso da sanidade animal”, declara Roberto Collares.

Foco na sanidade animal para eficiência na produção

Na terça-feira( 19), ocorre o painel “Sanidade animal enfocando resistência de endo e ectoparasitos”, que terá como moderador o pesquisador da UD Alfredo Pinheiro.

O pesquisador comenta que três temas serão abordados no painel: “Controle a Verminose Bovina”, cujo palestrante é o pesquisador aposentado da Embrapa, Flávio Echevarria, onde serão apresentados aos produtores os resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Pecuária Sul.

“Resistência Anti-Helmintica em Bovinos”, ministrada pelo pesquisador do Centro Alfredo Pinheiro, abordará as principais doenças que acometem os rebanhos bovinos e, por fim, a palestra do pesquisador aposentado da Embrapa Pecuária Sul, Francisco Alves Branco que comentará aspectos de controle e resistência de carrapatos em bovinos.

Alfredo Pinheiro ressalta a importância da questão sanitária para a bovinocultura de corte por ser um dos aspectos primordiais, juntamente a alimentação e genética, para uma produção eficiente.

O pesquisador diz que  atualmente, as doenças sanitárias continuam sendo um dos principais problemas para a pecuária. “A proliferação dos casos de doenças sanitárias em várias partes do mundo, onde ocorre criação de animais a pastoreio, e a própria resistência de endo e ectoparasitos, é um sinal de que o controle sanitário deve ser adotado com maior rigor e intensidade”, diz Alfredo Pinheiro.

O evento é uma promoção da Associação e Sindicato Rural, Embrapa Pecuária Sul, Programa Juntos Para Competir, SEBRAE, SENAR, FARSUL e FEPAGRO, além de contar com o apoio de instituições e empresas como: SICREDI, Emater RS/Ascar, Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos, Frigorífico Mercosul, Núcleo de Hereford e Braford, Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte, Fazenda Santa Maria, Fazenda Santa Prenda e Viragro Agropecuária.

 Programação do V Seminário de Pecuária de Corte

Dia 18

08:30 – 09:30 – Credenciamento;

09:45 – Abertura: Presidente Associação e Sindicato Rural de Bagé, Eduardo Móglia Suñe;

10h – “Mercado, Comercialização de Carnes Perspectivas e Alternativas para os Produtores” – Dep. Federal. Luiz Carlos Heize;

12h – Intervalo almoço

Painel: “Suplementação Alimentar de Bovinos de Corte”

Moderador – Vice-presidente da FARSUL – Gedeão Pereira;

14h – 14h 45 min – “Sistema de Produção Animal para Recria e Terminação de Novilhos” – Engenheira Agrônoma - Zélia Castilhos – FEPAGRO;

14h 45 min – 15h 30 min – “Suplementação de Terneiros ao Pé da Vaca” – Médico Veterinário Gilberto Loureiro de Souza – VIRAGRO;

15h 30 min – 16h 45 min – “Suplementação de Terneiros Desmamados como Estratégia de Manejo” – Médico Veterinário Mauricio Dalmann – Fazenda Santa Maria;

16h 45 min – 17h 15 min – Perguntas e Debates.

Dia 19

Painel – “Sanidade Animal Enfocando Resistência de Endo e Ectoparasitos” – Moderador: Méd. Vet. Alfredo da Cunha Pinheiro – Embrapa Pecuária Sul;

08h 30 min – 09h 45 min – “Controle a Verminose Bovina” – Médico Veterinário Flávio Echevarria;

09h 15 min - 10h – “Resistência Anti-Helmintica em Bovinos” – Médico Veterinário Alfredo da Cunha Pinheiro – Embrapa Pecuária Sul;

10h – 10h 45 min – “Controle e Resistência de Carrapatos em Bovinos no RS” – Médico Veterinário Francisco Alves Branco;

10h 45 min – 11h: 30 min – Perguntas;

12h – Encerramento

Painel – “Diversificação Pecuária de Corte (Silvicultura Pastagens)”

Moderador – Engenheiro Agrônomo João Carlos Saibro – UFRGS

14h – 14h 45 min – “Manejo Animal em Áreas de Reflorestamento” – Engenheiro Agrônomo Jamir Luiz da Silva – UFRGS

14h 45 min – 15h 30 min – “Avaliação de Forrageiras Adaptadas ao Sombreamento” – Engenheiro Agrônomo Alexandre Varella – Embrapa Pecuária Sul

15h 30 min – 16h – Perguntas

16h – 16h 15 min – Intervalo

16h 15 min – 17h – “Boas Práticas de Gestão na Propriedade Rural” – Economista Rogério de Melo Bastos – SEBRAE;

17h 15 min – Encerramento.

 

Jorn. Cristiane Betemps – MTB 7418 – RS

betemps@cppsul.embrapa.br

imprensa@cppsul.embrapa.br

colaboração: Marcelo Pimenta

Contatos:(53) 3242 8499 Ramal 253 ou 239

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Enquete
Em que outro idioma você deseja obter as informações do Portal Embrapa?




Mais enquetes…