Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Ferramentas Pessoais
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícias 2008 Janeiro 4ª semana Nova cultivar de soja é resistente a nematóide de galha
Nova cultivar de soja é resistente a nematóide de galha (25/01/2008)
Ações do documento
Foto Embrapa
Nova cultivar de soja é resistente a nematóide de galha

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa lançam, na quinta-feira(31) , durante o Show Rural Coopavel, que será realizado em Cascavel (PR), a BRS 282, cultivar de soja que tem ciclo de maturação semiprecoce, alta capacidade produtiva e resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, problema que afeta o rendimento da soja.

“Em testes da rede de experimentação da Embrapa e da Meridional, conduzidos por três anos em 45 pontos, a BRS 282 apresentou rendimento médio de 3.470 kg/ha, o que é 2% acima da média das cultivares com que foi comparada”, explica o pesquisador Antonio Eduardo Pípolo, da Embrapa Soja.

Segundo Ralf Udo Dengler, da Fundação Meridional, cerca de 30 mil sacas de 50Kg de sementes da nova cultivar estarão disponíveis, na safra 2008/2009, para os produtores de grãos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul.

A BRS 282 tem ainda como é a resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, das espécies M.incognita e M.javanica. O M.javanica tem ocorrência generalizada e o M.incognita predomina em áreas cultivadas anteriormente com café ou algodão.
Nas áreas onde ocorre o nematóide, surgem manchas em reboleiras, onde a soja fica pequena e amarelada, com sintoma de manchas foliares típicos de ataque dessa praga chamado de “folha carijó”.

Os nematóides são pragas do solo de difícil erradicação e as medidas de controle mais eficientes são a rotação/sucessão de culturas ou a utilização de cultivares de soja resistentes. “Portanto, a BRS 282 é uma opção para manejar as áreas com nematóides - que são fatores limitantes - no sistema produtivo de São Paulo, norte e oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul”, explica Pípolo.

Outras características

Segundo ele, a cultivar também apresenta resistência às doenças: mancha olho-de-rã, pústula bacteriana e podridão parda da haste. A densidade de semeadura pode variar de 10 a 16 plantas por metro linear, de acordo com a época de semeadura, fertilidade do solo e altitude. Os teores de óleo e proteína estão em torno de 18,6% e 40,7% respectivamente.  

A nova cultivar é derivada da Embrapa 48, cultivar que se mantém  há 12 anos no mercado, quando o ciclo de vida de uma cultivar é de aproximadamente 8 anos. O grande diferencial da Embrapa 48 e de seus descendentes é a alta produtividade e a estabilidade de produção.



Lebna Landgraf (MTB 6209)
Contatos: (43) 3371-6061/
lebna@cnpso.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…