Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Janeiro 4ª semana Serraria móvel agrega valor em pequenas propriedades
Serraria móvel agrega valor em pequenas propriedades (21/01/2008)
Document Actions
Foto Embrapa
Serraria móvel agrega valor em pequenas propriedades

Na sexta-feira(31) os participantes do Show Rural Coopavel a ser realizado em Cascavel (PR), de 28 de janeiro a 1 de fevereiro, vão conhecer os usos e benefícios da serraria móvel desenvolvida pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP), Embrapa Acre (Rio Branco/AC) e a empresa Gil Equipamentos Ltda (Ribeirão Preto/SP), com apoio da Finep/MCT e Funpar.

De fabricação inédita no país, o equipamento foi adaptado de serrarias importadas e vai beneficiar principalmente pequenos produtores. A palestra será ministrada, no auditório da Casa da Embrapa, pelo pesquisador Washington Magalhães e vai abordar as principais características da serraria e o processo de validação da tecnologia. Além disso, um vídeo sobre os benefícios do uso do equipamento será passado todos os dias na Casa da Embrapa.

O uso de serrarias móveis é uma opção de agregação de valor à produção florestal em pequenas propriedades, uma vez que o preço da tora já serrada pode chegar a três vezes o valor da madeira vendida “em pé”. Além disso, o uso desta tecnologia também traz benefícios ambientais, pois há uma diminuição no tráfego de caminhões e máquinas pesadas na propriedade.

Segundo o pesquisador Washington Magalhães, pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador do projeto da serraria, “apesar da atividade florestal em pequena escala e serrarias portáteis serem bastante populares na Europa e Estados Unidos, o mesmo não ocorre no Brasil devido a uma forte crença que a atividade florestal está reservada às grandes empresas e que serrarias portáteis não são eficientes ou lucrativas”.

Pesquisas com serrarias móveis realizadas pela Embrapa Florestas têm mostrado que no Brasil esse equipamento poderá tornar-se também muito popular, principalmente em uso por grupos de pequenos produtores florestais.

Após a fase de pesquisa e adaptação, agora a tecnologia está em fase de validação em cinco microrregiões nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Os participantes da validação estão avaliando o potencial de uso do equipamento (praticidade, rentabilidade e manuseio) para que a tecnologia possa, então, estar adaptada e disponível no mercado nacional.

A serraria poderá fazer parte de programas ligando o uso de serrarias portáteis em áreas de agricultura familiar, plantio de florestas de rápido crescimento, captura de carbono e produção de produtos de madeira, que constituem alternativas para a promoção de desenvolvimento rural.


Mais informações:

Katia Pichelli ( MTb 3594/PR)
Telefone: (41) 3675-5639 / 9977-5787/ e-mail: katia@cnpf.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…