Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Julho 3ª semana Especialista chinês aborda uso de fungos no combate a pragas florestais
Especialista chinês aborda uso de fungos no combate a pragas florestais (14/07/2008)
Document Actions
Embrapa Florestas
Especialista chinês aborda uso de fungos no combate a pragas florestais

Nesta terça-feira (15) acontece na Embrapa Florestas (Colombo/PR) o curso “Tecnologia de Produção e Utilização de Fungos Entomopatogênicos no Controle de Pragas”, que será ministrado pelo Dr. Zengzhi Li. O objetivo é trocar experiências sobre tecnologia de produção em massa de fungos para controle de pragas florestais.

Zengzhi Li é professor de patologia de insetos e micologia e ex-reitor da Anhui Agricultural University – Heifei, China. Ele está no Brasil como pesquisador visitante do CNPq – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e sua vinda a Colombo está sendo patrocinada pela empresa Turfal - Indústria e Comércio de Produtos Biológicos e Agronômicos Ltda. Sua especialidade é o estudo do fungo Beauveria bassiana, muito importante no combate a diversas pragas, entre elas a broca-da-erva-mate, principal praga presente em plantios de erva-mate. A Embrapa Florestas, em parceria com a Turfal, tem realizado pesquisas para combate à broca e agora acontecem testes de campo e registro.

Durante o curso, o professor dará ênfase à busca de uma tecnologia adequada para utilização do fungo no campo. A correta aplicação é primordial para o controle da praga sem afetar os plantios e outros insetos. Isso representa redução de custos e controle sustentável da broca.

Os plantios de erva-mate são mais propícios ao contágio com pragas por serem cultivados em pleno sol, em condições adversas ao crescimento da planta. Isso também favorece a permanência dessas pragas, já que há abundância de alimentos e baixa existência de inimigos naturais. A broca-da-erva-mate, que já é considerada uma praga crônica, pode causar graves perdas econômicas, pois perfura os galhos, troncos e raízes das plantas. Os danos mais graves são causados pelas larvas, que impedem a circulação normal da seiva.

Katia Pichelli – Jornalista (MTb 3594/PR)
Colaboração: Ana Pellegrini Costa
Embrapa Florestas
(41) 3675-5638


Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…