Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Ferramentas Pessoais
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícias 2008 Maio 1ª semana Escolha o capim certo para um pasto de qualidade
Escolha o capim certo para um pasto de qualidade (06/05/2008)
Ações do documento
Foto Embrapa
Escolha o capim certo para um pasto de qualidade

O Dia de Campo na TV apresenta esta semana o tema "Variedades de capim para um pasto de qualidade". O programa vai ao ar sexta-feira( 9) , pelo Canal Rural (NET/SKY) à partir das 9h e é reapresentado no domingo (11) às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A boa alimentação e a nutrição adequada são dois itens fundamentais para o sucesso da pecuária. Assim, a escolha das variedades de capins, na época da formação das pastagens, é imprescindível para o êxito da alimentação e de toda a atividade, pois a correta escolha dessas variedades representa o início de todo o processo.

A escolha de capins é baseada em diversos critérios, em especial na boa adaptação ao meio ambiente da região e principalmente ao clima, pois existem variedades mais resistentes ou menos resistentes aos climas frio, quente e temperado.

 O mesmo se dá com a maior ou menor resistência ao excesso ou à escassez de água; portanto, capins que devem ser adotados em regiões secas ou com muita chuva. Outro item é a adaptação a diferentes tipos de solo, embora isto possa, na maioria dos casos, ser solucionado por meio de correção de solo (calcário) e adubação.

Outro diferencial entre as variedades é o manejo. O manejo acertado faz a diferença entre uma pastagem produtiva e sustentável, ou um pasto que vai se degradar rapidamente, com enormes prejuízos econômicos e ambientais.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.


O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br


Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtualwww.sct.embrapa.br/liv/


Mais informações:

Embrapa Pecuária Sudeste
Jornalista: Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJ
Telefone: (16) 3361-5611
E-mail: jreti@cppse.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-44590
E-mail: macau@sct.embrapa.br


Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…