You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Março 2ª semana Apicultura é tema de curso
Apicultura é tema de curso (17/03/2008)
Foto Embrapa
Apicultura é tema de curso

A apicultura é considerada uma boa alternativa para aumentar a lucratividade das fazendas. Com o objetivo de divulgar a atividade e suas potencialidades no aumento da produção agrícola, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove o curso básico de apicultura, no próximo dia 15, durante a Dinapec – Dinâmica Agropecuária.

De acordo com o coordenador da Câmara Setorial de Apicultura do estado, Gustavo Nadeu Bijos, instrutor do curso, a criação de abelhas  é uma atividade que tem futuro no Mato Grosso do Sul.

“Estamos trabalhando para organizar o setor e para estimular os apicultores a trabalharem consorciados  com outras atividades, como o reflorestamento (Acácia e Eucalipto), fruticultura e agricultura”, afirma Bijos.

Ele explica que a polinização apícola pode aumentar em cerca de 40% a produtividade de algumas lavouras – principalmente soja e girassol -, pomares e hortas.

“O cenário é favorável à atividade no estado”, afirma Bijos. “Nossa intenção é transformar a apicultura do Mato Grosso do Sul em referência nacional no que se refere a profissionalização e qualidade dos produtos.

Para isso ele explica que a Câmara Setorial tem procurado fortalecer parcerias e abrir novos mercados.
No Brasil, o consumo de mel é de 60g per capita/ano, enquanto em países como Alemanha e Suíça, este valor é de 1,5kg per capita/ano.

De acordo com Bijos, não existem pesquisas sobre o consumo de mel no Mato Grosso do Sul, mas esta é uma das propostas da Câmara Setorial. “Com os dados em mãos poderemos melhorar nossa comercialização”, conclui.

Saiba mais sobre a apicultura
Apicultura é o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real e própolis.

Os maiores produtores de mel estabelecem suas colméias em zonas de agricultura intensiva, já que não é prático cultivar plantas para a produção de mel.

A atividade está em expansão no país. Uma das características que tem favorecido seu crescimento são as condições favoráveis para criação desses insetos, encontrada em todas as regiões brasileiras.

Além disso, a criação de abelhas não necessita de cuidados diários, permitindo aos apicultores consorciar esta atividade com outras, fazendo da apicultura uma fonte alternativa de renda.

Curso Básico de Apicultura
Instrutor: Gustavo Nadeu Bijos – médico-veterinário, coordenador da Câmara Setorial de Apicultura de MS
Data: 15/3/2008
Local: Embrapa Gado de Corte – BR 262, km 4, Vila Popular.
Vagas: 25
Inscrições gratuitas por ordem de chegada.

Adriana Brandão CE01067JP
Embrapa Gado de Corte