Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Março 2ª semana É hora de armazenar o milho e ficar atento às pragas
É hora de armazenar o milho e ficar atento às pragas (14/03/2008)
Document Actions
Foto Embrapa
É hora de armazenar o milho e ficar atento às pragas

Tão importantes como as preocupações com o correto manejo da lavoura de milho são os cuidados com o armazenamento da produção. De pouco adianta o produtor conseguir um bom volume de milho se o grão não for comercializado logo ou se ele ficar armazenado incorretamente.

As perdas por armazenamento inadequado são consideráveis e chegam a mais de 15% do peso inicial dos grãos de milho. Este índice significa que entre 45% e 50% dos grãos foram atacados por insetos. Aos 15%, pode ser acrescentada uma perda entre 5% e 10% por causa do ataque de ratos.

O principal cuidado que o produtor deve ter, de acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Jamilton Pereira dos Santos, é que o milho esteja bem seco, com umidade entre 14% e 16%. Também é importante que se faça a separação das espigas despalhadas (que já perderam as palhas de cobertura), já que apenas as espigas com bom empalhamento devem ser armazenadas.

“Os grãos das espigas despalhadas devem ser utilizados primeiro porque é normalmente neles que a infestação por insetos se inicia e se propaga para o restante dos grãos”, explica Jamilton, que trabalha na área de controle de pragas de grãos armazenados.

Podem ser divididas em três as principais espécies de insetos-praga que atacam o milho armazenado. A primeira e mais conhecida é o gorgulho ou caruncho do milho, cientificamente chamado Sitophilus zeamais. A segunda é uma pequena mariposa de cor amarelo-palha (conhecida como traça dos cereais e cujo nome científico é Sitotroga cerearella), que mede entre 5mm e 6mm de comprimento, quando em pouso. E a terceira espécie é formada por pequenos besouros de cor castanho-escura que medem entre 2mm e 3mm e têm o nome científico de Sitophilus oryzae. Jamilton conta que o caruncho, tanto na forma jovem como na adulta, se alimenta do grão de milho, comprometendo a qualidade nutricional e causando redução no peso do grão.

Outra praga que causa prejuízos ao milho armazenado são os ratos, tanto os conhecidos como camundongos – geralmente pequenos – como os chamados ratos de telhado – geralmente maiores. “Os ratos, além de destruírem grande quantidade de grãos, incorporam mau cheiro pela urina, que pode contaminar os grãos com bactérias causadoras de doenças como a leptospirose, que chega a causar aborto e até a morte tanto em animais como em humanos”, explica o pesquisador.

Controle de Pragas

Não é fácil saber o início do ataque dos insetos, pois eles já vêm do campo junto com o milho. No entanto, segundo Jamilton, “para evitar maiores danos, recomenda-se adotar um método eficiente de controle, como o uso do expurgo com fosfina, que é um método barato e muito eficiente, além de não deixar resíduo ou odor desagradável nos grãos”.

No caso dos ratos, é possível impedir que eles cheguem às espigas e as estraguem. Uma opção, voltada principalmente para os agricultores familiares, é o paiol Balaio de Milho. Desenvolvido em conjunto pela Embrapa Milho e Sorgo e pela Emater-MG, ele dificulta a entrada de ratos por conter uma chapa de zinco por toda sua base e facilita o expurgo do milho para controle de insetos. Jamilton diz que o controle do ataque dos ratos, neste paiol, é total e as perdas, portanto, não existem; já as perdas provocadas por insetos chegam a, no máximo 0,5% do peso dos grãos.


Clenio Araujo(MG 06.279/MG)
Embrapa Milho e Sorgo
Contatos:(31) 3779-1172
 clenio@cnpms.embrapa.br 

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…