You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Novembro 1ª semana Porto Alegre sedia evento sobre agroenergia
Porto Alegre sedia evento sobre agroenergia (03/11/2008)
Reprodução
Porto Alegre sedia evento sobre agroenergia

O Simpósio Estadual de Agroenergia e a 2ª Reunião Técnica de Pesquisa em Agroenergia acontecerá em Porto Alegre, no Salão de Convenções da FIERGS, de 4 a 6 de novembro. O evento, que visa difundir as políticas nacional e regional de agroenergia, em prol da produção tanto de biocombustíveis quanto de etanol, é fruto de uma parceria entre Embrapa Clima Temperado, Emater/RS/Ascar, Fepagro e Fiergs/IEL.

Durante o evento os participantes conhecerão o portifólio de projetos em agroenergia da Embrapa e ouvirão palestras sobre  aspectos relacionados ao potencial das culturas agrícolas para a produção de etanol e outros biocombustíveis, além de debates em torno de cenários prospectivos para a cadeia produtiva do biodiesel no RS e de palestras sobre o panorama dos biocombustíveis no Brasil e no mundo.

A sustentabilidade ambiental e a inovação também serão temas abordados no evento, por meio  de diversas palestras, entre elas alguns temas de destaque são: florestas agroenergéticas, polímeros verdes, potencial de microalgas para produção de biocombustíveis, mecanização da lavoura canavieira, perspectivas para produção de etanol lignocelulósico e do biogás no RS.

A abertura do evento, que acontece às 10h,  terça-feira(4), contará com as presenças do diretor-executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio, do presidente da Fiergs, Paulo Tigre, e do secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz.

Os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel já confirmaram participação e farão as palestras de encerramento do evento, na quinta-feira (6), quando falarão sobre “Políticas públicas para biocombustíveis” e “Biocombustíveis e mais alimentos”, respectivamente.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.cpact.embrapa.br e custam R$ 50,00 (estudantes) e R$ 100,00 (profissionais). A programação encontra-se disponível na home page da Embrapa Clima Temperado.

Data e local:
4 a 6 de novembro de 2008 – Salão de Convenções da FIERGS, Porto Alegre, RS

Objetivos:

• Discutir fatores políticos, tecnológicos, industriais e mercadológicos relacionados ao desenvolvimento da cadeia de biocombustiveis no Rio Grande do Sul;
• Propor políticas, métodos e processos mais eficientes para o estabelecimento da cadeia de agroenergia no Rio Grande do Sul;
• Apresentar, discutir e propor ações para o desenvolvimento e expressão do potencial produtivo de espécies agrícolas indicadas para produção de biocombustíveis;
• Propor o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e industriais poupadoras de insumos e de mitigação de impacto ambiental.

Informações:

Embrapa Clima Temperado