Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2009 Agosto 3ª semana Congresso nacional de feijão-caupi em Belém
Congresso nacional de feijão-caupi em Belém (19/08/2009)
Document Actions
O II Congresso Nacional de Feijão-Caupi (Conac) tem uma vasta programação, incluindo lançamento de livros e de cultivares para exportação. O evento acontece simultaneamente à VII Reunião Nacional de Feijão-caui (Renac), na próxima semana, de 24 a 27 próximos, no Hotel Hilton, em Belém (PA), e em Tracuateua no dia 28.

Participam palestrantes estrangeiros (Peru e Estados Unidos) e brasileiros de 12 estados, incluindo o Pará: Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Brasília, Piauí, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. As inscrições continuam abertas até o início do congresso.

A cerimônia de abertura na segunda-feira ( 24) às 19 horas  vai contar com as presenças de autoridades da área e de instituições parceiras de fora do Pará, incluindo Hoston Nascimento, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, com sede em Teresina (PI), centro de pesquisa da Embrapa que é referência nacional na pesquisa de melhoramento genético do feijão-caupi. O evento é promovido pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém), sob a coordenação do pesquisador Altevir de Matos Lopes.

Na noite de abertura também serão lançados dois livros: "Feijão-caupi" e "Feijão-caupi na Amazônia", o primeiro editado por Edy Sousa de Brito , da Embrapa Agroindústria Tropical, e o segundo por Jerri Zilli, Aloisio Vilarinho (ambos da Embrapa Roraima) e José Maria Alves, professor da UFRR.

Na sexta-feira  (28), no dia-de-campo em Tracuateua, em terras da Agropecuária Milênio, do produtor Benedito Dutra, parceirao da Embrapa nas pesquisas com feijão-caupi no Pará, haverá lançamento de sete cultivares (BRS Juruá, Aracê, Pajeú, Potengi, Tumucumaque, Cauamé e Itaim).

Consulte programação completa do II Conac e outras informações sobre o congresso no site: http://conac.cpatu.embrapa.br

PROGRAMAÇÃO

DIA 25 (terça-feira) - Das 8 às 10 horas, terão início os cinco cursos programados: "Biotecnologia e técnicas moleculares aplicadas ao feijão-caupi", ministrado pelo pesquisador Ederson Kido, da Universidade Federal de Pernambuco; "Manejo de pragas na cultura do feijão-caupi", pelo pesquisador Paulo Henrique Silva, da Embrapa Meio-Norte; "Métodos quantitativos aplicados ao melhoramento de espécies autógamas", pelo professor Magno Antônio Ramalho, da Universidade Federal de Lavras ; "Recomendações de calagem e adubação para a cultura do feijão-caupi, com ênfase no programa NuMaSS", por Thomas J. Smyth (NCSU/USA) e pelos pesquisadores Manoel Cravo e Edilson Brasil, da Embrapa Amazônia Oriental; "Uso de inoculantes como fator de incremento da produção do feijão-caupi", pelos pesquisadores Norma Rumjaneck e Gustavo Xavier, da Embrapa Agrobiologia.

Ainda na terça-feira (25), das 10h30 às 11h30, acontecerá a palestra "Melhoramento Genético do feijão-caupi no Brasil", do pesquisador Francisco Freire Filho, da Embrapa Meio-Norte, vencedor do prêmio "Frederico de Menezes Veiga" de 2009, por seu trabalho nessa linha desde 1975, o qual resultou no lançamento de 13 cultivares no período de 1991 a 2008.

Das 11h30 às 12h30 será a vez do pesquisador peruano Angel Chiroque (INIA / Perú) falar sobre "Melhoramento genético do feijão-caupi no Peru: avanços e impactos". Em seguida, ocorre o painel sobre sistemas de produção.

A mesa-redonda (16 horas) sobre as novas possibilidades de utilização do feijão-caupi, conta com os seguintes convidados: Kaesel Jackson (Embrapa Meio-Norte), para falar sobre "Processamento Industrial de Feijão-caupi"; Antonio Calixto Lima (Embrapa Agroindústria Tropical), sobre "Elaboração de salgados à base de feijão-caupi"; Regilda Araújo (UFPI), sobre "Utilização de farinha de feijão-caupi na nutrição de escolares anêmicos"; e de Eliza Dorotea Lima (FCMPB).

DIA 26 (quarta-feira) – A programação dos minicursos se repete nos mesmos horários, auditórios e com os mesmos pesquisadores e professores. A partir das 10h30, começam as palestras. A primeira será proferida pelo pesquisador Francisco José Aragão, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), com o tema "Transformação genética do feijão-caupi". Das 11h30 às 12h30 é a vez do professor Paulo Sérgio Brioso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falar sobre o "Uso de Biologia molecular na identificação de vírus na cultura do feijão-caupi". A partir das 14 horas do dia 26 acontece o painel "Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas".

À tarde, o tema "Produção de Sementes" vai ser tema de mesa-redonda, a partir das 16 horas, reunindo pesquisadores da Embrapa e produtores de sementes: Maurisrael Rocha (Embrapa Meio-Norte), fala sobre sementes genéticas; Ronaldo Andrade (Embrapa Transferência de Tecnologia), sobre produção de sementes básicas; Idone Grolli (Sementes Cajueiro), sobre a situação e perspectivas da produção de sementes certificadas de feijão-caupi no Nordeste; Francisco Douglas (Agropecuária Brasil), sobre situação atual e perspectivcas da produção de sementes certificadas de feijão-caupi no Pará.

DIA 27 (quinta-feira) - O penúltimo dia de atividades do II Conac e da VII Renac prevê mais quatro palestras, um painel, uma mesa-redonda e uma plenária. De 8h às 12h30, o superintendente regional da Conab, José Américo Viana, falará sobre "Regulação do armazenamento e comercialização de feijão-caupi no Brasil" e Sandra Leibovici, do site Unifeijão, falará sobre "Oportunidades de mercado para o feijão-caupi na região Centro-Sul".

Logo depois, às 10h30, começa a palestra do pesquisador indiano B.B. Singh, da Texas A&M University, "High Yielding Cowpea Varieties with Enhanced Quality and Nutritional Traits". A última palestra do dia, "Biofortificação do feijão", das 11h30 às 12h30, será proferida pela pesquisadora Marília Nutti, da Embrapa Agroindústria de Alimentos. O painel "Manejo de fatores bióticos limitantes" será às 14 horas.

A última mesa-redonda do congresso vai começar às 16 horas do dia 27, com o tema central "Oportunidades e Entraves". Dela participam o técnico da Emater-PA, Jairo Eiras, sobre atendimento aos produtores de feijão-caupi na Amazônia; José Nogueira, da Secretaria de Agricultura do Pará, sobre política de fomento estadual para o feijão-caupi; Luiz Carlos de ALmeida (Senar-PA), sobre capacitação profissional e promoção social; e Benito Calzavara (Banco da Amazônia), sobre crédito para feiojão-caupi.

DIA 28 (sexta-feira) - OPCIONAL – A excursão técnica ao dia-de-campo em Tracuateua (PA), maior produtor de feijão-caupi da região Norte, é uma programação opcional aos participantes do II Conac. O evento de transferência de tecnologia engloba lançamento de sete cultivares (BRS Juruá, Aracê, Pajeú, Potengi, Tumucumaque, Cauamé e Itaim) e apresentação do Sistema Bragantino de Produção Agrícola (pesquisador Manoel da Silva Cravo) e sistema de cultivo de feijão-caupi em área não-destocada (produtor Francisco Douglas, da Agropecuária Brasil).


Izabel Drulla Brandão
Jornalista (MTb 1084/PR)
Embrapa Amazônia Oriental
Contatos com a imprensa: (91) 3204 1200 – izabel@cpatru.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…