Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2009 Junho 1ª semana Abacaxicultura no Pará pode ser de forma integrada
Abacaxicultura no Pará pode ser de forma integrada (03/06/2009)
Document Actions
O Pará dá mais dois passos em direção à implantação do Sistema Agropecuário de Produção Integrada para a cultura do abacaxi. Técnicos e produtores agrícolas do município de Salvaterra, no Marajó, participam  de segunda-feira(1) a quarta-feira(3)  do curso "Boas Práticas Agrícolas – Abacaxicultura com ênfase para produção integrada", o qual acaba de ser oferecido nos mesmos moldes para agricultores de Floresta do Araguaia.

O município de Salvaterra é considerado o segundo maior produtor de abacaxi do Pará. Fica atrás somente de Floresta do Araguaia que, além de ser o maior produtor de abacaxi do estado, é mundialmente considerado o maior produtor individual da fruta. Os dois municípios fazem parte do projeto piloto de implantação da Produção Integrada de Frutas no Estado.

De acordo com os organizadores do evento, a Produção Integrada (PIN) reúne um conjunto de técnicas voltadas à produção de alimentos de alta qualidade, a partir de um sistema de manejo que assegure a regulação natural das culturas e das pragas, com uso mínimo de produtos agroquímicos, resultando na diminuição do custo de produção e no aumento do grau de credibilidade e confiabilidade do consumidor em relação às frutas brasileiras.

Os treinamentos em Salvaterra e Floresta do Araguaia fazem parte de um projeto que atinge os principais municípios produtores de abacaxi no Estado do Pará, por meio de cursos coordenados pela Embrapa Amazônia Oriental (de Belém) em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA) e secretaria estadual da Agricultura (Sagri).

A programação dos cursos no Pará conta com instrutores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, os pesquisadores Luiz Francisco da Silva Souza e Aristóteles Pires de Matos, especialistas de renome quando o assunto é cultura do abacaxi no País.

Izabel Drulla Brandão (MTb 1084-PR)

Embrapa Amazônia Oriental

(91) 3204 1200 – izabel@cpatu.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Enquete
Em que outro idioma você deseja obter as informações do Portal Embrapa?




Mais enquetes…