Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2009 Maio 1ª semana Nova edição do curso Introdução ao Geoprocessamento
Nova edição do curso Introdução ao Geoprocessamento (04/05/2009)
Document Actions
Ilustração
Nova edição do curso Introdução ao Geoprocessamento

Especialistas, técnicos e estudantes interessados na aplicação da tecnologia de geoprocessamento podem se inscrever no Curso Introdução ao Geoprocessamento, oferecido pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), de 17 a 18 de agosto, das 8 às 17h, no auditório da Unidade, com a parte prática em seu Laboratório de Geoprocessamento e Métodos Quantitativos.

O curso será coordenado pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Emília Hamada e apresentará os principais conceitos envolvidos na disciplina de Geoprocessamento, com exemplos de aplicações na agricultura e no meio ambiente, por meio de exposições teóricas e de atividades práticas.

Além da pesquisadora, o curso também terá a participação da engenheira cartógrafa Renata Ribeiro do Valle Gonçalves e do técnico da Embrapa Meio Ambiente José Tadeu de Oliveira Lana.

O termo geoprocessamento surgiu com a introdução dos conceitos de manipulação de dados espaciais georreferenciados por meio de instrumentos computacionais chamados de Sistemas de Informações Geográficas - SIG.

De acordo com Emília, “um SIG é constituído por um conjunto de ferramentas especializadas em adquirir, armazenar, recuperar, transformar e emitir informações espaciais, tornando-se, desta forma, cada vez mais utilizado nos diversos campos de estudo, como a agricultura, o meio ambiente e os recursos naturais”.

Além de introduzir os conceitos básicos de SIG, explica Emília, serão apresentados e discutidos fundamentos de cartografia, cartografia temática e introdução ao sensoriamento remoto.

Programação diversificada


A programação abordará a evolução histórica do SIG, dados vetoriais e matriciais, fundamentos de cartografia, posicionamento na Terra, sistemas de coordenadas, projeção cartográfica, sistemas de coordenadas UTM (Universal Transverso de Mercator), escala, classificação de Mapas e Cartas, elementos de planimetria, de altimetria, fonte de dados, aplicação prática em agroclimatologia, cartografia temática, linguagem cartográfica, teoria da comunicação, instrumentos de representação, interação da radiação eletromagnética e principais alvos, principais satélites e sensores, imagens de satélite, técnicas de processamento digital de imagens e aplicação prática em solos.

Na parte prática os participantes poderão consolidar o conhecimento teórico com os exercícios propostos em agroclimatologia e em solos, utilizando um aplicativo de SIG.

A inscrição é de R$ 325,00 para profissionais (com desconto para mais de uma inscrição) e R$ 305,00 para estudantes. As vagas são limitadas a 10 participantes.

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail sac@cnpma.embrapa.br



Cristina Tordin, MTb 28.499
Embrapa Meio Ambiente
(19) 3311.2608
cris@cnpma.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…