Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2009 Maio 2ª semana Análises de solo da Embrapa Hortaliças têm selo de qualidade
Análises de solo da Embrapa Hortaliças têm selo de qualidade (13/05/2009)
Document Actions
Marcos Esteves
Análises de solo da Embrapa Hortaliças têm selo de qualidade

O Laboratório de Fertilidade do Solo da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) obteve o selo do Programa de Controle de Qualidade: Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). O atestado é emitido pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Unidade que coordena o programa e ratifica a qualidade do trabalho realizado pelo setor.

De acordo com a responsável pelo laboratório, a pesquisadora Flávia Alcântara, o selo tem vigência de um ano e a Embrapa Hortaliças está no programa desde 1992. Ela explica que o PAQLF consiste no envio de amostras teste para todos os laboratórios envolvidos com realização das análises de acordo com o Sistema Embrapa de Análise de Solo. “São enviadas quatro remessas por ano. Ao final do exercício daquele ano, geralmente no primeiro quadrimestre do ano seguinte, sai o resultado e a classificação dos laboratórios.”

O Laboratório de Fertilidade do Solo da Embrapa Hortaliças é o único público no Distrito Federal, que realiza prestação de serviço em análise química do solo para fins de fertilidade. De acordo com a pesquisadora, a análise química do solo é o primeiro passo para a produção sustentável de alimentos. “Calagem e adubação realizadas sem a prévia análise química do solo significam desperdício de recursos financeiros e de insumos, sejam eles calcário, fertilizantes químicos ou orgânicos. Além disso, doses excessivas de calcário e fertilizantes podem causar não só desequilíbrios nutricionais nas culturas, como também desequilíbrio ambiental.”

O laboratório atende a demanda de pesquisa da Unidade e também presta serviço para o público externo. Segundo Flávia Alcântara, são realizadas em torno de 1500 a 2000 amostras por ano, provenientes da própria Unidade e de produtores de vários estados do Brasil.


São dois tipos de análises, explica a pesquisadora, a de rotina, que mede o pH, acidez ativa, acidez potencial, teor de matéria orgânica e de macronutrientes, exceto enxofre (S), e a completa (pH, acidez ativa, acidez potencial, teor de matéria orgânica e de macronutrientes, inclusive enxofre (S), e micronutrientes). “Para o público interno este serviço é descontado diretamente dos projetos de pesquisa. Para o público externo, os valores são pagos ao setor de vendas da Unidade e podem ser consultados na página da Embrapa Hortaliças. Todo o recurso arrecadado pelo laboratório é destinado para a gestão do centro.”

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)
Assessoria de Imprensa
Embrapa Hortaliças
Contatos.: (61) 3385-9109
marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Enquete
Em que outro idioma você deseja obter as informações do Portal Embrapa?




Mais enquetes…