Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2009 Março 3ª semana Beneficiamento e certificação de algodão orgânico é tema de curso
Beneficiamento e certificação de algodão orgânico é tema de curso (18/03/2009)
Document Actions
Melchior Batista
Beneficiamento e certificação de algodão orgânico é tema de curso

A certificação e beneficiamento do algodão em consórcios agroecológicos é o tema central do sexto módulo do curso de formação que a Embrapa Algodão promove, visando a capacitação de técnicos das organizações não-governamentais AS-PTA – PB, DIACONIA , SABIÁ, COEP e ARRIBAÇÃ. O curso acontece no período de 18 a 20 de março no Convento Marista de Lagoa Seca (PB).

Na manhã desta quarta-feira (18), os participantes tiveram um módulo sobre a “Organização para a certificação”, com os facilitadores Maria Valdenira Rodrigues e Pedro Jorge Lima, que discutiram sobre temas como a certificação como imposição do mercado. Quando é necessário certificar um produto, para que, para quem? As formas de certificação. Conceitos, legislação e normas. A prática da certificação orgânica: normas, cadastro de agricultores, inspeção, custos e exigências de trabalho e organização. Certificação participativa: possibilidades e limites. Certificação no Comércio Justo. “A idéia é preparar os técnicos para saber como proceder este ano para a certificação da pluma orgânica”, diz o pesquisador Melchior Batista, um dos organizadores do evento.

No período da tarde, o curso tratou da certificação do algodão orgânico, orientando os técnicos como repassar informações para os agricultores e qual será a participação dos agricultores no processo de certificação. Na quinta-feira (19), o curso aborda o beneficiamento do algodão orgânico, com a fala de Lima sobre a experiência da ADEC / ESPLAR com beneficiamento. Ele deve tratar ainda dos parâmetros para o beneficiamento do algodão (algodão em rama, pluma) e dos equipamentos para beneficiar e processar algodão. Pedro Jorge deverá falar também sobre as exigências de qualidade no algodão. Ele vai mostrar exemplos de máquinas e implementos como o descaroçador manual, fuso, roca de pedal elétrica; descaroçadeiras, fiação, tecelagem e confecção. No período da tarde os participantes vão conhecer in loco o beneficiamento do algodão de produtores da região de Juarez Távora, onde vão presenciar o trabalho de beneficiamento de 200 kg de algodão em rama e farão uma discussão com os operadores e responsáveis.

Na sexta-feira (20), acontecerá uma sessão de intercâmbio na equipe técnica , com o relato da situação do projeto nos territórios do Apodi, Cariri e Pajeú. O evento prevê ainda uma rodada de discussões sobre situação de cada comunidade de referência. Os técnicos farão uma reavaliação do projeto, visando melhorar a organização da equipe e definir o calendário das próximas formações de técnicos e agricultores. “Vamos discutir a escolha de 10 comunidades vizinhas e a abordagem das visitas de intercâmbio no próximo módulo de formação”, acrescenta Batista. Discutirão ainda detalhes do encontro semestral dos 5 territórios e a metodologia de formação dos agricultores à luz das “Escolas de Campo”.

Dalmo Oliveira (MTb/PB N.º 0598)
Contatos: (83) 3182. 4300– e-mail:
imprensa@cnpa.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…