A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, recebe, na segunda-feira ( 9) uma delegação de Moçambique. “O objetivo é conhecer nossos trabalhos com mandioca e averiguar possibilidades de parceria dentro de um programa que será executado pelos governos brasileiro, japonês e moçambicano”, explica Alberto Vilarinhos, chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Unidade .
A comitiva é formada por Ventura Macamo, assessor do Ministro da Agricultura de Moçambique, Ignácio Nhancale, chefe do Departamento de Apoio Técnico do mesmo ministério, e Ricardo Maria, chefe do Departamento de Recursos Naturais do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).
ProSavana
Executado no âmbito da cooperação triangular Japão, Brasil e Moçambique, o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Agrícola das Savanas Tropicais de Moçambique (ProSavana) vai buscar o desenvolvimento agrícola, rural e regional competitivo, promovendo a preservação ambiental e a produção agrícola voltada às demandas de mercado.
A região Norte de Moçambique, conhecida como “Corredor de Nacala”, foi a área escolhida como prioritária do programa, que vai beneficiar pequenos agricultores. Também participaram da visita à Embrapa consultores da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), que vai financiar o ProSavana, e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Contatos: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
leacunha@cnpmf.embrapa.br

