Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2009 Outubro 3ª semana Projeto para criação de banco de germoplasma de fruteiras da Amazônia
Projeto para criação de banco de germoplasma de fruteiras da Amazônia (13/10/2009)
Document Actions
Foto Embrapa
Projeto para criação de banco de germoplasma de fruteiras da Amazônia

O projeto Valoração e Uso Sustentável de Fruteiras Nativas da Amazônia, proposto pelo pesquisador da Embrapa/RR Edvan Alves, aprovado junto à Capes/Finep terá 516 mil reais para investimento no projeto e duas bolsas de pós-doutorado.

O trabalho será realizado por meio de uma parceiriaa  da Embrapa/RR e da Embrapa Amazônia Oriental (PA) com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, a Universidade Federal de Roraima, a Universidade Estadual de Roraima e a Escola Agrotécnica do Estado. O projeto inicia em novembro e deve levar cinco anos para ser concluído.

Uma das principais atividades prevê a criação de um banco de germoplasma de fruteiras nativas como o camu-camu(foto), cupuaçu, taperebá, açaí, bacaba, ingá-açu e araçá. “Cuidaremos da caracterização agronômica e molecular dessas frutas, para conhecer a viabilidade genética e iniciar um programa de melhoramento”, explica Edvan Alves.

A equipe envolvida no projeto também vai introduzir variedades já selecionadas em outros trabalhos de melhoramento genético e testará diferentes cultivares nas condições de cerrado e floresta encontradas em Roraima. “Faremos também o estudo de propagação convencional e micropropagação in vitro buscando identificar metodologias adequadas para formação de mudas ideais”, relata o coordenador do projeto.

As características físicas e químicas e as qualidades nutracêuticas de cada fruta serão outros fatores que receberão atenção especial dos pesquisadores. Eles analisarão o potencial de cada espécie em relação à vitamina C, anti-oxidantes e carotenóides.

Benefícios para todos

A proposta da equipe é desenvolver um trabalho sério e inédito. O resultado vai beneficiar a comunidade científica com a disponibilização de informações, assim como o produtor, que poderá buscar mudas com maior viabilidade comercial. A agroindústria também se beneficiará, aproveitando as novas tecnologias para o processamento dos frutos, de forma a obter maior valor agregado. Mas a principal beneficiada é a população em geral, que, num futuro próximo, terá acesso a frutos de melhor qualidade.





Liliane Cronemberger (1157 DRT PI)
Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima
Contatos:(95) 4009-7137
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…