O ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim, e autoridades de quatro países da África conhecerão na quinta-feira (22), no Mali, os primeiros resultados da área com parcelas demonstrativas com algodão da Embrapa no projeto Cotton-4.
A visita de Amorim será no Centro Regional de Pesquisa Agronômica de Sotuba, localizado em Bamako. É nesse local que a Embrapa e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MER) desenvolvem o projeto Cotton-4, que visa aumentar a competitividade da cadeia produtiva do algodão no Mali, Burkina Faso, Chade e Benin.
As parcelas demonstrativas (foto), numa área total de 3,4 hectares, receberam as sementes das variedades Araçá, Buriti, Safira, Cedro, Aroeira, BRS 293, Sucupira, BRS 286, Jatoba e Serido (todas da Embrapa Algodão-PB) no mês de julho, juntamente com cultivares locais e regionais dos parceiros africanos.
Também está em fase de avaliação uma unidade demonstrativa de plantas de cobertura em associação ao milho e sorgo. Nesse caso, a intenção é preparar o solo para introduzir o sistema de plantio direto na cultura do algodão, na próxima safra.
Os responsáveis pelo projeto vão realizar uma apresentação técnica sobre o manejo de solo para o plantio direto. A atividade ocorre de 21 a 23 de outubro, nas dependências do Centro Regional de Sotuba. Participarão pesquisadores e técnicos dos países do Cotton-4. A condução do trabalho está sob a responsabilidade do agrônomo José Geraldo Di Stefano (Embrapa Arroz e Feijão-GO) e do consultor do projeto, Geovando Vieira Pereira.
Rizicultura em pauta
O Mali deverá ser beneficiado com um projeto para a rizicultura. O assunto também está na pauta da visita do ministro Amorim e, segundo informa nota do Itamaraty, um ajuste complementar nesse sentido poderá ser assinado. Em agosto, o ministro da Agricultura daquele país, Agathane Ag Alassane, em reunião com o coordenador da Embrapa África, Cláudio Bragantini, expressou a expectativa de contar com a Embrapa para colocar em prática um programa que possibilite o aumento da produção de arroz.
Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)
Contatos: (61) 3448-4015
E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

