Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2010 Abril 2ª semana Escolas rurais de Moçambique buscam parceria para implantação de novas Minibibliotecas
Escolas rurais de Moçambique buscam parceria para implantação de novas Minibibliotecas (15/04/2010)
Document Actions
Duana Rani Leite Pereira
Escolas rurais de Moçambique buscam parceria para  implantação de novas Minibibliotecas

“A chegada das Minibibliotecas às Escolas Família Rurais (EFRs) representa a grande novidade na produção técnica em Moçambique”. Essa afirmação feita pelo representante  do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Francisco da Cruz Fernandes, em  reunião na tarde de quarta-feira (14) com o Gerente Geral da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF),  Fernando do Amaral Pereira, e o secretário executivo da União Nacional de Escolas Família Agrícolas  do Brasil (UNEFAB), Luiz Peixoto, explica o forte impacto positivo que o acervo multimídia encaminhado pela Embrapa para seis escolas tem representado para crianças e jovens rurais daquele país.

Faz um ano que as primeiras Minibibliotecas chegaram às Escolas Família Rurais de Moçambique e, desde então, têm sido adotadas sistematicamente nas salas de aula por seus formadores,  “constituindo-se como única fonte de informações técnico-científicas e de material didático para esses  profissionais”, reforça Francisco.

A proposta do IPAD é ampliar a parceria e levar Minibibliotecas para os cursos de nível médio e para as novas EFRs que serão instaladas ainda este ano nas províncias de Nampula, Sofala e Manica, situadas respectivamente nas regiões norte e no centro do país e que têm como filosofia levar os alunos a pôr em prática nas suas comunidades os ensinamentos apreendidos na escola. Para o Gerente Geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando Amaral, essa proposta significa “a possibilidade de a Embrapa ampliar cada vez mais a cooperação entre os dois países e contribuir com a disseminação de informações e de inovações para a transferência de tecnologia”.

Moçambique, que sofreu com uma guerra civil por 16 anos encerrada em 1992, teve a sua área agrícola dizimada e atualmente a agricultura praticada nas comunidades rurais é basicamente de subsistência e voltada para o extrativismo.

Histórico da parceria

A União Nacional de Escolas Família Agrícolas do Brasil (UNEFAB) é uma organização não governamental que atua com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). Essas escolas, que aplicam a Pedagogia da Alternância, compõem a Rede dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Em 2008, a partir da renovação do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à  Fome Embrapa (MDS), a Embrapa Informação Tecnológica implantou as Minibibliotecas nas 249 escolas da rede Ceffas existentes no país.

No mesmo ano, a Embrapa formalizou uma parceria com a rede para editar as edições da Revista Formação por Alternância. “Essa parceria tem sido de grande relevância para as escolas e para toda a rede”, destaca o secretário-executivo da UNEFAB, Luiz Peixoto. A próxima edição da revista, cuja temática é Meio Ambiente e Agroecologia, será lançada no dia 12 de maio, em Brasília.


Selma Lúcia Lira Beltrão ( MTb 2490/13/11/DF)
Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF)
Contatos:: (61) 3448 2493
selma@sct.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…