Quem aprecia o sabor do pequi não pode perder nesta terça-feira, dia 27 de abril, a programação de degustação de novos produtos desenvolvidos pelos cientistas brasileiros , na VII Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, que está sendo realizada na Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Que tal, por exemplo, conhecer a bala feita com a polpa do pequi? Ou então o pão de queijo com pequi? Ou ainda um licor feito com essa fruta típica do Cerrado brasileiro?
Mas se você não gosta muito de pequi, então poderá se deliciar com os beijus coloridos, nas cores verde, rosa, amarela e alaranjado, que além de bonitos, são mais nutritivos. Outra novidade é o homus feito com feijões especiais, no lugar do tradicional grão-de-bico. Para quem não sabe, o homus é um prato típico dos países árabes do Oriente Médio, feito com tahine (pasta de gergelim), limão, cominho, alho, azeite e páprica.
A lista de produtos não pára por aí. Tem também sequilho de milho nordestino, patês de tilápia, mel de Tocantins, musse de mangaba, musse de araticum, produtos lácteos do Cerrado com propriedades funcionais, bolo de castanha do Brasil, sorvete sabor Amapá (feito com açaí, castanha e tapioca), doces, bebibas e amêndoas de caju do Ceará, bala Nego Bom, cocada e biscoitos da Paraíba, bolo de batata doce, banana Chips da Amazônia, frutas típicas de Roraima, geléias da Bahia, suco de uvas do Rio Grande do Sul, compota de goiaba de Santa Catarina, castanha de caju do Rio Grande do Norte e cachaça Samanaú.
Programação:
- 10 às 11h: Sequilho de milho nordestino
Patês de tilápia
- 11 às 12h: Bala de polpa de pequi
Mel de Tocantins
Musse de mangaba e de araticum
- 12 às 13h: Produtos lácteos do Cerrado com propriedades funcionais
Bolo de castanha do Brasil
- 13 às 14h: Homus de feijões especiais
- 14 às 15h: Sorvete sabor Amapá (feitos com açaí, castanha e tapioca)
- 15 às 16h: Doces, bebibas e amêndoas de caju do Ceará
Bala Nego Bom, cocada e biscoitos da Paraíba
- 16 às 17h: Pão de queijo com pequi
Bolo de batata doce
- 17 às 18h: Banana Chips da Amazônia
Frutas típicas de Roraima
- 18 às 19h: Beijus coloridos e geléias da Bahia
Suco de uvas do Rio Grande do Sul
- 19 às 20h: Compota de goiaba de Santa Catarina
Licor de polpa de pequi de Tocantins
Castanha de caju do Rio Grande do Norte
Cachaça Samanaú
Robinson Cipriano
Contato: (61) 3448-4871 – robinson.silva@embrapa.br

