A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) desenvolveu patês e conservas a partir de carne de tilápia. O objetivo é ampliar a oferta de produtos derivados desse pescado que é fonte proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas A, D e do complexo B. O Brasil é o sétimo produtor mundial de tilápia, mas a maior parte da comercialização se dá apenas na forma de peixe fresco ou congelado. O patê e a conserva de tilápia será um dos destaques da VII Ciência para a Vida, de 24 de abril a 2 de maio, em Brasília.
Os pesquisadores investigaram o tratamento térmico ideal para os produtos à base de carne de tilápia. O processo térmico é necessário para eliminar a ação de microrganismos e para aumentar a vida de prateleira dos produtos, entretanto o mesmo pode afetar a qualidade sensorial e nutricional do produto. “Nossa questão era encontrar o ponto certo para garantir a segurança e a qualidade do alimento”, explicou a pesquisadora Ângela Furtado, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
No caso do patê, a pesquisa explorou a composição de fórmulas para garantir sabor, cor, textura e aroma de acordo com as expectativas do consumidor. O produto aproveita as partes descartadas na linha de filetagem da tilápia que obtém o filé, parte nobre do pescado.
“Muita carne de boa qualidade fica aderida a espinha do peixe após a filetagem e cerca de 90% das sobras da filetagem pode ser processada, condimentada e comercializada como patê”, explicou Ângela. “É uma forma de evitar o desperdício, criando uma alternativa comercial”.
Na forma de patês e conservas, a tilápia poderia estar mais presente na dieta da população de forma mais prática, segura, nutritiva e a custo muito menor. Hoje, a oferta de enlatados de pescados concentra-se unicamente em atum e sardinha.
A Ciência para a Vida é uma mega exposição de ciência e tecnologia realizada pela Embrapa a cada dois anos em Brasília. A feira é aberta ao público que encontra diversão, conhecimento e cursos de curta duração. Para mais detalhes: http://www.cienciaparavida.com.br/site/
Informações sobre patês e conservas de tilápia:
Pesquisadora Ângela Furtado (afurtado@ctaa.embrapa.br)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
21 3622 9702
Soraya Pereira MTB 26165-SP
Embrapa Agroindústria de Alimentos
21 3622 9739
(soraya@ctaa.embrapa.br)

