Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2010 Fevereiro 2ª Semana Amapá vai ganhar primeiro laboratório de fisiologia vegetal
Amapá vai ganhar primeiro laboratório de fisiologia vegetal (09/02/2010)
Document Actions
Dulcivânia Freitas
Amapá vai ganhar primeiro laboratório de fisiologia vegetal

A partir de julho a Rede Integrada de Pesquisa do Estado do Amapá (Ripap) ganhará um reforço com o funcionamento do Laboratório de Solos, Nutrição Mineral e Fisiologia de Plantas. A construção do prédio  na área da Embrapa Amapá, em Macapá,  representa um investimento de R$ 3 milhões da Financiadora de Projetos (Finep), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, no projeto que contempla estrutura para atender as instituições que integram a Ripap.

Do total de recursos, R$ 780 mil foram disponibilizados para a obra de construção e aquisição de equipamentos, sob a responsabilidade da Embrapa Amapá. Na manhã de quarta-feira ( 10), a partir das 9 horas, o chefe-geral da Embrapa Amapá, pesquisador Silas Mochiutti, receberá convidados – entre empregados da Embrapa, secretários estaduais, dirigentes e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, entre outros, para a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Laboratório de Solos, Nutrição Mineral e Fisiologia de Plantas.

A programação terá início no auditório da Embrapa Amapá, onde haverá uma apresentação resumida sobre a importância de pesquisas com solos e fisiologia vegetal. Em seguida acontecerá a cerimônia de lançamento da pedra fundamental no terreno onde está sendo construído o prédio do laboratório.

Laboratório

O prédio dos novos laboratórios da Embrapa Amapá contará com ambientes equipados para pesquisas em análises física e química de solos das várias regiões do Estado e de aspectos fisiológicos de várias espécies vegetais. A área construída ocupará 400 metros quadrados e contará também com estufas, depósito de solos, laboratório de biologia, crescimento de plantas, depósito de materiais de campo, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, uma copa e três salas para pesquisadores.

De acordo com o pesquisador da área de fisiologia vegetal, Rogério Mauro Machado Alves, o projeto  foi concebido para funcionar em sistema multiuso, ou seja, sediado na Embrapa Amapá mas aberto às demandas de pesquisas das demais instituições da Ripap, que são a a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec), a Universidade Federal do Amapá, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e a Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

“Vamos melhorar as condições de trabalho do laboratório de solos da Embrapa e inaugurar o primeiro na área de fisiologia vegetal no Amapá”, acrescentou Rogério Alves, que atuará no novo prédio junto com o pesquisador Marcelino Carneiro Guedes e equipe de assistentes e analistas de laboratórios. As instalações do Laboratório de Solos, Nutrição Mineral e Fisiologia de Plantas seguem as BPLs (Boas Práticas de Laboratórios) conforme normas internacionais de qualidade.

Dulcivânia Freitas  (DRT/PB 1.063)
Contatos: (96) 4009-9511
dulcivania@cpafap.embrapa.br
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Enquete
Em que outro idioma você deseja obter as informações do Portal Embrapa?




Mais enquetes…