Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2010 Novembro 4ª Semana Leitão ideal muda vida de produtores
Leitão ideal muda vida de produtores (26/11/2010)
Document Actions


As direções da Embrapa Suínos e Aves e da Aurora acompanharam na quinta-feira (25), os resultados práticos do Projeto Leitão Ideal, que iniciou em maio  . Dois produtores, de Xavantina, região Oeste de Santa Catarina, que aderiram ao projeto foram visitados e deram seus depoimentos sobre as melhorias que alcançaram. "Agora acompanho no dia a dia o que está acontecendo. Além disso, organizei minha produção em lotes e ficou mais fácil de trabalhar", disse Clécio Lódi.

O produtor Casimiro Fasolo foi além. "Esse projeto tinha que ter vindo 20 anos antes. Eu achava que sabia muita coisa, mas fazia quase tudo errado. Quando o pessoal da Embrapa veio aqui e me explicou como era o certo, paguei um monte de mico, mas valeu a pena".

Oito produtores que compõem o piloto do projeto receberam acompanhamento da Embrapa e estão colhendo bons resultados . Um deles, em apenas quatro meses, aumentou em um leitão a média de produtividade, o que representa um ganho no período acima de R$ 10 mil. "Acredito que estamos no caminho certo e agradecemos bastante à Embrapa", afirmou o diretor de Agropecuária da Aurora, Marcos Zordan. "É uma satisfação para nós podermos contribuir com o progresso dos produtores", completou o chefe adjunto de Comunicação de Negócios da Embrapa Suínos e Aves, Gilberto Schmidt.

Antes da visita aos produtores em Xavantina, ocorreu uma reunião na sede da Aurora, em Chapecó/SC, na sede da Aurora. O presidente da cooperativa central, Mário Lanznaster, e o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, acordaram a divisão de investimentos para a segunda etapa do projeto, que vai atender nos próximos dois anos todos os 800 produtores de leitão ligados à Aurora. Na mesma reunião também foi acertado o desenvolvimento de um projeto semelhante ao Leitão Ideal para a área de frangos. O pesquisador da Embrapa Paulo Rosa foi quem discutiu essa nova parceria.

Projeto

O Projeto Leitão Ideal é complementar ao Projeto Suíno Ideal, aplicado há dois anos pela Aurora e voltado para os produtores especializados em terminação. O Leitão Ideal foca nos produtores de leitões.  A Embrapa Suínos e Aves aportou dentro do Projeto Leitão Ideal o conhecimento que desenvolveu em torno das boas práticas de produção de suínos. Os padrões operacionais repassados aos produtores levam em consideração a forma que a Embrapa considera mais apropriada para se criar suínos.

O piloto do projeto envolve 40 produtores de leitões ligados às três cooperativas catarinenses (Coperdia, de Concórdia; Alfa, de Chapecó; e Itaipu, de Pinhalzinho) e uma do Rio Grande do Sul (Cotrel, de Erechim). O trabalho piloto será finalizado no início do próximo ano.


Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza (MTb/SC 0717)
Embrapa Suínos e Aves
Contato: (49) 3441-0454
Imprensa@cnpsa.embrapa.br



Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…