O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Uso do caulim no combate ao bicudo-do-algodoeiro. O programa vai ao ar na sexta-feira (9) pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h e reprise às 15h. E no domingo( 11) , às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
Um dos grandes desafios enfrentados atualmente pelos pesquisadores brasileiros da área agrícola é o desenvolvimento de pesquisas para a produção de algodão orgânico, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Por se tratar de uma cultura muito atacada por pragas, principalmente o bicudo, o plantio de algodão recebe muitas aplicações de produtos químicos. Para mudar essa realidade, a Embrapa Algodão desenvolveu um inseticida natural à base de caulim, um pó de rocha de cor branca, composto por silicato de alumínio, que vem sendo utilizado no combate ao bicudo-do-algodoeiro.
As pesquisas com caulim foram desenvolvidas para incentivar o cultivo orgânico agroecológico do algodão por pequenos produtores da região Nordeste que trabalham em regime de agricultura familiar. Com o uso do inseticida à base de caulim e de outras tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, como a catação dos botões florais danificados pelo inseto, os pequenos produtores chegam a vender o algodão orgânico por preço até três vezes maior que o tradicional.
O pesquisador Carlos Alberto Domingues da Silva, explica que o caulim deve ser diluído em água e depois pulverizado nas plantações afetadas. “Após a pulverização do caulim, a planta fica tingida de branco, tornando-se irreconhecível para o bicudo, além de atrapalhar a sua movimentação e alimentação, pois as partículas de caulim aderem ao corpo do inseto”. Ele recomenda que as aplicações de caulim devem ser realizadas sempre que 5% das plantas de algodão apresentar botões florais danificados pelo bicudo.
O Dia de Campo na TV sobre Uso do caulim no combate ao bicudo-do-algodoeiro foi produzido pela Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o DCTV:Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h
NBR (TV do Governo Federal, Saiba como acessar) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
Outras emissoras que transmitem o DCTV:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas por telefone (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv . No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
Mais informações:
Embrapa Algodão
www.cnpa.embrapa.br
Edna Santos - (MTb/CE 01700 JP)
E-mail: edna.santos@cnpa.embrapa.br
Tel.: (83) 3182 4312
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado – jornalista (DRT/DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Tel.: (61) 3448 4807

