Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2011 Julho 3ª Semana Embrapa apresenta Sistema Agropecuário Sustentável em SE
Embrapa apresenta Sistema Agropecuário Sustentável em SE (21/07/2011)
Document Actions
Saulo Coelho
Embrapa apresenta Sistema Agropecuário Sustentável em SE

O Sistema Agropecuário Sustentável (SAS), conjunto de tecnologias e boas práticas em produção vegetal e animal desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), integrou a programação do Workshop de Bovinocultura Leiteira e Desenvolimento Sustentável do Alto Sertão Sergipano.

Na terça e quarta-feira (19 e 20), produtores rurais do assentamento Agrovila I, em Nossa Senhora da Glória, a 113 quilômetros de Aracaju, assistiram a apresentações de diversos projetos voltados para a sustentabilidade da bovinocultura leiteira, a maior vocação produtiva do sertão sergipano.

O workshop foi promovido pela Associação dos Trabalhadores Rurais do assentamento e integrou as ações do Projeto Dom Helder Câmara, um acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro – Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (FIDA). A iniciativa tem, ainda, financiamento e apoio da Global Environment Facility (GEF), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase) e Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

A abertura do evento teve a presença do diretor do projeto Dom Helder, Espedito Rufino, da presidente da Fetase, Lúcia Moura, e do gestor de Programas Sociais da Petrobras, Thiago Ferreira, além do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares, e da chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia, Tereza de Oliveira.

Sistema

A apresentação do SAS foi feita pelo analista de Transferência de Tecnologias da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o veterinário Samuel Souza, que mostrou experiências bem sucedidas com o sistema na cidade de Tobias Barreto, no Centro Sul Sergipano. Na abordagem sistêmica do SAS, todas as técnicas se complementam, e os resíduos de uma atividade são reciclados e se transformam em insumos para a outra, garantindo a continuidade e sustentabilidade ao sistema.

Samuel participou, também, da mesa de debates em que agricultores de várias cidades sertanejas apresentaram suas experiências com boas práticas agrícolas. Compuseram o grupo de debatedores, ainda, o zootecnista pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gabriel Santana, o técnico do projeto Frutos da Floresta, o veterinário Fagner Correia, e o agrônomo gerente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Carlos Augusto da Silva.

Leia mais sobre o SAS:
Produtores conhecem trabalhos sobre sistema agropecuário sustentável
Sistema agropecuário sustentável já produz resultados em território sergipano
Embrapa Tabuleiros Costeiros adota abordagem sustentável para transferência de tecnologias


Saulo Coelho  - Jornalista (MTb/SE 1065)
Supervisor de Comunicação
Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE)
Contatos: saulocoelho@cpatc.embrapa.br / (79) 4009-1381

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…