Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2011 Outubro 4ª semana Dia de Campo na TV mostra o aproveitamento de resíduos orgânicos
Dia de Campo na TV mostra o aproveitamento de resíduos orgânicos (27/10/2011)
Document Actions

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Aproveitamento de resíduos orgânicos agroindustriais. O programa vai ao ar na  sexta-feira (28)  pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo ( 30) , às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

A destinação adequada ao lixo de origem urbana e agrícola é uma das grandes preocupações de gestores públicos e um desafio para a pesquisa na busca de soluções sustentáveis para o problema. A Embrapa Instrumentação em parceria com empresa incubada Aliança Orgânica desenvolvem um projeto que está sendo testado em São Carlos (SP), e pode representar um avanço para resolver a questão.

O novo processo de compostagem apresentado pelo empresário e pesquisador Márcio Pereira Borali, proprietário da Aliança Orgânica, é diferenciado do método tradicional, pois possui três fatores relevantes: o sistema de controle, trituração do material e a ação de microorganismos. Isto colabora para que o tempo do processo diminua de 90 dias para, aproximadamente, 50 dias, além de obter um produto final de melhor qualidade, padronizado e homogêneo, sem gerar novos passivos ambientais como chorume e rejeitos. O método tradicional de compostagem envolve a montagem de leiras em céu aberto, sujeitas às intempéries do tempo.

Atualmente, a unidade piloto processa de 1 a 3 toneladas/dia de resíduos orgânicos em um espaço de 100 m². Borali assegura que o reuso dos resíduos orgânicos, como restos e sobras de frutas, verduras, legumes recolhidos diariamente de estabelecimentos na área central da cidade e o reaproveitamento desse material possibilita desviar grande parte do lixo que é encaminhado ao aterro sanitário, prolongando sua vida útil.

O Dia de Campo na TV sobre Aproveitamento de resíduos orgânicos agroindustriais é uma produção da Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Como sintonizar o DCTV:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR (TV do Governo Federal, Saiba como acessar) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
 
Outras emissoras que transmitem o DCTV:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas por telefone (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv . No site http://www.embrapa.br/diacampo  você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
 
Mais informações:
Embrapa Instrumentação
www.cnpdia.embrapa.br
Joana Silva – jornalista (MTb 19554)
E-mail: jo@cnpdia.embrapa.br
Tel:  (16) 2107 2901
 
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado – jornalista (DRT-DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Tel.: (61) 3448 4485/4708

Cirlene Elias Silva
Embrapa Infpormação Tecnológica
61 3448 4349
 
_______________________________________________
Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
Conferência Internacional de Coffea canephora 11/06/2012 a 15/06/2012 Vitória-ES
6° Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças 01/07/2012 a 05/07/2012 Brasília-DF
V Congresso Brasileiro de Mamona 16/07/2012 a 19/07/2012 Guarapari, ES
Veja mais…
Enquete
Em que outro idioma você deseja obter as informações do Portal Embrapa?




Mais enquetes…