Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2012 Fevereiro 1ª semana Minibibliotecas ampliam parceria entre a Embrapa e o Sebrae
Minibibliotecas ampliam parceria entre a Embrapa e o Sebrae (03/02/2012)
Document Actions
Renata Oliveira
Minibibliotecas ampliam parceria entre a Embrapa e o Sebrae

O Projeto Minibibliotecas, da Embrapa, continua avançando no Maranhão. Depois da distribuição de kits em 2011, o ano de 2012 começou com mais uma entrega. Na última quinta-feira (2), o chefe geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa, fez a doação de uma minibiblioteca para o Sebrae maranhense, com o objetivo de estimular a leitura e facilitar o acesso ao conhecimento por parte de jovens agricultores, micros e pequenos empresários, além de comunidades rurais. Com a parceria, a Embrapa espera contribuir com o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar das comunidades maranhenses.


“Nossas atuações em território nacional são complementares e, trabalhando juntos, Embrapa e Sebrae podem gerar um efeito positivo para a sociedade. Por isso, o fortalecimento da nossa parceria, aqui no Estado, será muito útil e proveitoso para o Maranhão”, disse o chefe geral da Embrapa Cocais.


A minibiblioteca da Embrapa é formada por um kit contendo livros, cartilhas e vídeos, além de programas de rádio "Prosa Rural". Os títulos contêm informações tecnológicas geradas pela Embrapa e seus parceiros, com orientações didáticas relativas ao desenvolvimento da produção agropecuária. A coleção que foi entregue ao Sebrae é formada por 120 publicações impressas, com dois exemplares de cada título, 80 vídeos do programa 'Dia de Campo na TV' e 160 áudios do 'Prosa Rural'.


“A minibiblioteca rural é um produto que a Embrapa lançou há pouco mais de oito anos e que vem sendo divulgada em todo o país, sendo utilizada em comunidades e municípios. Especificamente no Maranhão, ela foi lançada em 2007 e, naquele ano, instalamos dez minibibliotecas no Estado. A expectativa era que, a partir da entrega nos municípios, os gestores municipais pudessem multiplicar essas minibibliotecas; ou seja, fazer com que esse instrumento tão importante e poderoso para levar a tecnologia chegasse ao campo”, disse Valdemício Sousa, lembrando que até o momento o Maranhão já recebeu 92 kits do projeto.

Parcerias

Ampliando sua rede de transferência de tecnologia, a Embrapa, além dos governos municipais, a partir de agora também contará com o Sebrae para incluir jovens e agricultores no mundo da ciência.
    “Além desta minibiblioteca, também vamos entregar outras dez para serem distribuídas em todas as unidades do Sebrae no Maranhão”, afirmou o chefe geral.


Levando informação tecnológicas geradas em diferentes mídias, as minibibliotecas têm conteúdos diversos em seu acervo, com destaques para a preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas domésticas, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água. Outro assunto abordado é a organização profissional e social do produtor, entre outros.


“Parabenizo a nós, do Sebrae, por termos nos reunido com a Embrapa, visando levar a informação para o nosso povo, para o nosso produtor. Também damos os parabéns à Embrapa pela capacidade de fazer essa 'biblioteca itinerante'. Estamos organizando nosso ônibus, que vai de bairro em bairro levar informações ao povo sobre micro e pequena empresa. Esse ônibus também levará a minibiblioteca da Embrapa e vai fazê-la chegar ao interior, para que a gente atinja nosso objetivo, que é o de levar o saber a cada brasileiro”, disse a superintendente do Sebrae-MA, Simone Macieira.


A responsabilidade pelas minibibliotecas é compartilhada entre a Embrapa Informação Tecnológica, que é a coordenadora do projeto, e as Unidades da Empresa em cada região do país. No Maranhão, a Embrapa Cocais é a representante do projeto.
   


Márcia de Faria – Mtb 24.056/SP

Embrapa Cocais

(98) 3878-2214


Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
Conferência Internacional de Coffea canephora 11/06/2012 a 15/06/2012 Vitória-ES
6° Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças 01/07/2012 a 05/07/2012 Brasília-DF
V Congresso Brasileiro de Mamona 16/07/2012 a 19/07/2012 Guarapari, ES
Veja mais…
Enquete
Em que outro idioma você deseja obter as informações do Portal Embrapa?




Mais enquetes…